17.10.17

Lulas grelhadas com especiarias e limão

Lulas grelhadas com especiarias e limão

Chega, não chega. Chove, não chove. Já não é apenas a razão que chama pelo Outono. Colidem vontades de dias bonitos com a necessidade de temperaturas mais baixas e chuva. Nas nossas rotinas de um Outubro que vai lançado, o calor parece fora de tom e já estamos todos um pouco fartos de uma meteorologia que não combina com o tempo presente.

Fiel barómetro dos desejos de quem a habita, a cozinha cá de casa lá segue um caminho de compromisso entre os ingredientes da estação e o termómetro. Quando as decisões se tornam difíceis, já sabemos que os grelhados entram na ordem do dia para salvar o almoço e agradar aos comensais.

optigrill Lulas grelhadas com especiarias e limão

A sugestão desta semana junta especiarias a umas lulas pequeninas, que hão-de tomar a forma de espetadas. Com uma pontinha de picante e a frescura do limão, faz-se um prato que requer apenas um pouco de preparação e se faz numa dúzia de minutos. O segredo é não cozinhar demasiado as lulas, neste caso com o tempo de confecção controlado automaticamente pelo Optigrill + da Tefal. As lulas grelhadas precisam apenas de alguns minutos para ficarem prontas e o molho verde com azeite virgem extra finaliza o prato na hora.

São servidos?

Lulas grelhadas com especiarias e limão



Lulas grelhadas com especiarias e limão

serve 4

800 g lulas pequenas (do mesmo tamanho), limpas
1 colher (chá) cominhos moídos
1 colher (chá) sementes de coentros moídas
1/2 colher (chá) paprika
1 dente de alho, picado finamente
2 colheres (sopa) sumo de limão (raspe a casca primeiro)
flor de sal e pimenta preta para temperar

para o molho:
raspa de 1 limão pequeno
1 malagueta vermelha, picada finamente
2 colheres (sopa) salsa picada
3 colheres (sopa) azeite virgem extra

Misture as especiarias, o alho e o sumo de limão e numa tigela envolva as lulas. Tempere com flor de sal e pimenta preta. Deixe marinar um mínimo de 30 minutos. Escorra e faça 4 espetadas com as lulas e os tentáculos. (Descarte a marinada).

Ligue o Optigrill + da Tefal, seleccione o programa "Peixe" e pressione "OK". Aguarde pelo pré-aquecimento. Pincele as placas com o óleo de girassol. Quando a luz ficar fixa e emitir o sinal sonoro, coloque as espetadas na grelha e feche a tampa. Cozinhe até que a luz indicadora tenha mudado para a cor laranja.

Coloque todos os ingredientes do molho numa tigela e mexa. Quando as espetadas estiverem prontas, retire-as para uma travessa e pincele com o molho. Sirva com arroz branco, uma rodela de limão e o restante molho.