20.7.17

À descoberta da Cozinha Nikkei na Waka Cevicheria

Waka Cevicheria (ou como provar os sabores do Pacífico)

Há quem viaje para comer e quem quase sem sair de casa embarque numa viagem através do prato. É esta a promessa feita quando nos sentamos à mesa da Waka - Cevicheria, num Domingo de férias em que Cascais nos recebe com tempo ameno e a brisa fresca do mar. Ao longo do almoço havemos de ser surpreendidos por sabores de outras paragens em perfeita harmonia, com referências mais ou menos subtis à rica e diversa culinária do Pacífico.

De um encontro feliz entre as cozinhas Peruana e Japonesa nasce o conceito nikkei, resultado da miríade de técnicas e ingredientes que são característicos de países tão diferentes como o Perú e o Japão. Do ceviche às gyosas, passando pelo pisco sour ou pelo sushi até aos famosos tiraditos, o prato mais conhecido desta combinação especial de cozinhas e o que usa a denominação nikkei com orgulho.

Waka Cevicheria (ou como provar os sabores do Pacífico) Waka Cevicheria (ou como provar os sabores do Pacífico) Waka Cevicheria (ou como provar os sabores do Pacífico) Waka Cevicheria (ou como provar os sabores do Pacífico)

Mas afinal de que se faz a Cozinha Nikkei?



Recebidos com um sorriso largo no espaço que remete para o oceano, nas paredes e no símbolo que identifica o restaurante, há um ambiente calmo e descontraído que se repete na carta descomprometida e repleta de pratos que suscitam curiosidade. Tudo começa com um pisco sour, como deve ser. Bebida que se confunde com a América do Sul, na história dos seus ingredientes e na técnica aprimorada que faz dela melhor embaixador para a gastronomia destes paises, com o álcool a vir do brandy peruano Pisco, clara de ovo e lima, e um toque de canela. Na mesa o couvert composto por guacamole e chips de wonton, é uma mistura de sabores e texturas que teimam em nos levar para longe. Logo depois chegarem as bonitas gyosas com parmesão e pimenta amarela peruana e os tiraditos de peixe branco, batata-doce e cebola roxa, que roubam toda a atenção com uma explosão de sabores mil, na combinação certa de crocante e cremoso. E eis que vêm as croquetas de camarão sobre molho tonkatsu, escuro e sedoso, feito de vegetais e fruta e a invocar o Japão.

Com um pé no continente e outro no meio do oceano, é na tradição japonesa que se foca o próximo prato e que fica de imediato na categoria dos favoritos: um combinado de nigiris feitos de salmão, peixe branco e atum que ficam na memória e são absolutamente deliciosos. Ainda a pensar nos nigiris, a lista de favoritos cresce quando nos apresentam o Eby Spicy que presta homenagem à tempura de camarão, aqui servida com molho picante sobre salada verde. Doce e ácido em harmonia, a tempura no ponto é um chamamento às papilas gustativas! E porque vir à cevicheria e não comer ceviche não pode ser saboreamos calmamente o clássico Ceviche Waka (peixe branco, polvo e camarão marinado em leite tigre com batata doce). Já sem estômago para mais e a pedir clemência, há ainda outro favorito por chegar: o udon de camarão é tudo o que se espera de um prato de conforto onde se encontra sempre uma nova camada de sabor por descobrir.

Waka Cevicheria (ou como provar os sabores do Pacífico) Waka Cevicheria (ou como provar os sabores do Pacífico)

Porque não há refeição gostosa como esta que termine sem sobremesa dividimos por conselho sábio de quem nos serve a misteriosa Harukami de banana, chocolate e lucuma. Numa taça, um creme denso de fruta intensa e untosidade perfeita acompanha dois pastéis ainda mornos de massa estaladiça e recheio de chocolate a derreter. Com a indicação de passar o pastel pelo creme e provar em conjunto todos os componentes do prato, vemos restabelecida a nossa gula à primeira dentada. Para quem não queria mais nada, lutámos até à última parte de creme por mais uns segundos de prazer. Entre desejos de retorno rápido a Cascais, despedimo-nos de quem nos recebeu com um serviço seguro e simpático já com vontade de voltar aos pratos da Waka Chevicheria.

Waka Cevicheria (ou como provar os sabores do Pacífico)

--
Waka Cevicheria

Rua Alexandre Herculano, 96
2750-284 Cascais