8.6.17

Espetadas de frango com batata-doce grelhada

Espetadas de frango fáceis

Tempo de grelhados é sempre mas assim que começa o calor, cresce a vontade de esquecer o forno e ligar o grelhador, numa espécie de antecipação das férias e preparação para os dias longos de Verão. É um ritual de entrada no espírito que há-de fazer dos próximos meses momento de descanso de muitos de nós, seja na praia ou no campo ou em dias mais calmos passados em casa.

Enquanto as desejadas férias não chegam, as rotinas se mantêm as mesmas e não sobra tempo para preparar as refeições é com frequência o peixe e os legumes que servem de pretexto ao almoço que se faz com esforço mínimo e o máximo de sabor. Mais esporadicamente a opção recai sobre a carne, como nestes dias em que é o frango a proteína escolhida.

Espetadas de frango fáceis Espetadas de frango fáceis

As espetadas são uma forma simples de cozinhar diferentes ingredientes, mantendo-as juntos e tornando mais uniforme a confecção. No caso dos grelhados a espessura igual do que se cozinha é essencial para garantir bons resultados. Com o meu Optgrill da Tefal esse é o princípio número um e as espetadas são um técnica que permite fazê-lo com facilidade. Para a carne os espetos de metal são os melhores pois conduzem o calor para o interior e não queimam. Nas espetadas de frango o segredo é a marinada (com cominhos e limão) e o molho de pimento assado e iogurte e o acompanhamento de batata-doce grelhada finaliza o prato.

São servidos?

Espetadas de frango fáceis



Espetadas de frango e batata-doce grelhada
(com molho de pimento assado e iogurte)


serve 2

2 bifes de frango (com 125 g cada um), cortados em tiras de espessura igual
1 colher (chá) cominhos moídos
1 dente de alho grande, picado finamente
1 colher (sopa) azeite + extra para a batata-doce
1 colher (sopa) sumo de limão
sal

1 batata-doce grande, descascada e cortada em rodelas de 1,5 cm de espessura

100 g iogurte natural
1 metade de pimento assado (de conserva), picado finamente
1/2 colher (chá) azeite virgem extra
paprica fumada (optional)
flor de sal

Num prato fundo, misture os cominhos com o azeite, o alho picado e o sumo de limão. Marine os bifes de frango 30 minutos à temperatura ambiente, mexendo ocasionalmente.

Coza a batata-doce em água com sal por 5 minutos. Escorra e reserve.

Ligue o Optigrill da Tefal, seleccione o nível 3 do modo Manual (Cor laranja) e quando surgir a luz laranja pressione OK. Aguarde pelo pré-aquecimento. Quando emitir um sinal sonoro, pincele as placas com azeite. Coloque as rodelas de batata-doce na grelha e feche a tampa. Cozinhe por 5 a 7 minutos ou até que estejam bem marcadas.

Quando a batata-doce estiver grelhada retire as rodelas com o auxílio de uma pinça para uma tigela larga ou travessa (sem sobrepor). Tempere com flor de sal.

Volte a fechar o Optigrill, seleccione o programa "Frango" e pressione "OK". Aguarde pelo pré-aquecimento. Quando a luz ficar fixa e emitir o sinal sonoro, coloque as espetadas na grelha e feche a tampa. Cozinhe até que a luz indicadora tenha mudado para a cor laranja.

Para o molho, misture o iogurte com o pimento assado. Tempere com flor de sal e distribua por duas taças para servir. Finalize com um fio de azeite virgem extra e paprica fumada, se usar.

Sirva com a batata-doce, o molho de pimento assado e uma salada de rúcula.