6.4.17

Flan de ameixas e amêndoa amarga

Flan de ameixas

Abril chegou sem que eu notasse. Não que os sinais não estivessem por toda a parte, com as árvores em flor e os espargos a chegar ao mercado. Na tentativa de prender o momento procuro guardar na memória o sabor do sol a bater na cara e os aromas frescos de um mundo em recomeço. Diz-se que voltamos sempre ao princípio para poder viver de novo as coisas boas da vida, cheios de esperança no futuro.

Os dias que correm demasiado depressa são agora maiores. As temperaturas deixam andar sem casaco e o forno vai perdendo lugar na cozinha cá de casa. Ainda assim não há semana sem bolo e uma mesa cheia pede sempre uma sobremesa especial.

ameixas

Este flan de ameixas é na verdade um versão nacional do far breton, com o armagnac substituído por amêndoa amarga. Para os detractores deste licor tão algarvio há sempre a alternativa de usar ginjinha para demolhar as ameixas ou usar chá, se se preferir uma versão sem álcool.

Com o fim-de-semana quase a chegar, fica uma ideia para o almoço de Domingo. Faz-se de uma assentada e sem precisar de mais de 10 minutos de atenção. Por mim gosto dele frio, mas morno faz o deleite dos mais gulosos. Boa Primavera!

folhas2 Flan de ameixas



Flan de ameixas e amêndoa amarga

serve 8

16 ameixas secas, sem caroço
50 ml licor de amêndoa amarga (ou ginjinha)
500 ml leite gordo
2 ovos + 2 gemas (ou 3 ovos inteiros)
100 g açúcar amarelo
50 g manteiga, derretida
1 colher (chá) raspa de limão
90 g farinha

No dia anterior a fazer o flan, coloque as ameixas numa tigela e junte o licor. Reserve no frio.

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Prepare um prato de forno, pincele com manteiga e polvilhe com farinha. Disponha as ameixas escorridas no fundo. Bata todos os restantes ingredientes num liquidificador. Com cuidado, verta a massa sobre as ameixas procurando não as mudar de sítio. Leve ao forno. Ao fim de 15 minutos baixe o forno para 180ºC e coza mais 15 minutos.

Sirva morno ou frio, polvilhe com açúcar em pó (opcional).

1 comentário:

Obrigada pelo seu comentário!