28.3.17

Hambúrgueres com vista de rio e o almoço no Bunker

Bunker, Lisboa

Há azul sem fim à volta, barcos ali à frente e a ponte até ao outro lado onde o Cristo Rei assiste impávido ao percurso do sol. Não importa ser dia de semana e a tarde guardar longas horas de trabalho, o almoço promete restaurar energias ao corpo e à alma. Na esplanada do Bunker as boas-vindas ficam ao cuidado da paisagem.

No andar de cima do restaurante, o varandim enche-se de limonadas e as conversas passam da curiosa decoração interior para os famosos croquetes da casa que fazem as delícias de apreciadores fiéis e provadores de primeira vez. É ao sabor da boa limonada de frutos vermelhos, em dose generosa, que vou respirando o ar do rio que entra pelas janelas abertas. Entre panelas penduradas, os pratos vão chegando à mesa em tábuas de madeira e pedras de ardósia ou sobre o esmalte vermelho e branco de frigideiras e canecas. Perco-me de amores por um certo queijo italiano panado e servido com pesto de tomate seco, a provola affumicata panada é a minha entrada de eleição e fico-me por dois pedaços apenas por vergonha.

Bunker, Lisboa Bunker, Lisboa Bunker, Lisboa Bunker, Lisboa

Mas são os hambúrgueres as estrelas do Bunker. Os novos inside out, por terem recheio para além de guarnição, piscam-me o olho e havendo um que se chama Buona bambina a escolha está feita! Do outro lado da mesa, escolhem-se vários Big Boss e a avaliar pelo ar satisfeito dos comensais, a opção de cheddar e bacon parece ser ganhadora. Por ter sempre mais olhos que barriga e me ter aventurado nas entradas, vejo-me agora em apuros com o meu enorme hambúrger que casa o queijo provola com a pancetta numa união mais do que feliz. Com pena, deixo o pão, despeço-me das batatas fritas no ponto e afasto o molho. Tenho segundas intenções e chamam-se cheesecake. Servido no copo e trazido com duas colheres, valha-me tê-lo partilhado com quem é tão guloso como eu.

Terminado o almoço, façamo-nos à vida que o dia vai apenas a meio. Vamos de coração e barriga cheia, ainda com a linha do rio a servir-nos de bitola. Este tem de ser o bunker com a melhor vista da cidade!

Bunker, Lisboa

--
Bunker
Doca de Santo Amaro
Armazém 7
Alcântara, Lisboa