25.10.16

Frango com soja e mel

Frango com soja e mel

Gosto dos vermelhos, dos amarelos e dos ocres das folhas caídas. Não gosto dos dias cinzentos e das nuvens ameaçadoras. Gosto de manhãs frescas de sol radiante. Não gosto da noite a chegar tão cedo. Gosto de dióspiros, castanhas e romãs. Não gosto de apanhar chuva quando vou ao mercado. Gosto do horário de Verão. Não gosto nada da mudança da hora.

Dizem que me apaixonei pelas suas flores e não pelas suas raízes e que agora que chegou o Outono não sei o que fazer com este sorriso que usei durante o Verão. Faço das tripas coração, ponho uma cara forte e recorro à única terapia que conheço. Cozinho a comida que me conforta a alma e me arranca do peito esta tristeza miudinha. Ligo o forno, abro garrafas de condimentos e desisto das especiarias por esta vez. É no doce do mel que afogo as mágoas, em busca de consolo e compreensão.

alhos Frango com soja e mel

Desta feita a escolha da proteína é o frango. E embora eu prefira sempre comprar inteiro e dividir em partes que podem ser cozinhadas de diferentes formas em alturas distintas, hoje por falta de tempo fico-me pelas coxas. Esta receita é muito fácil e rápida e o sabor intenso está garantido pela marinada, que em caso de desejos súbitos ou dias difíceis pode ser reduzida a apenas 30 minutos.

Em plena aceitação da nova estação, o acompanhamento foi couve estufada (em azeite e sem água) com cenoura e cogumelos shiitake. Arroz e legumes cozidos ao vapor ou romanesco e cenoura seriam também boas alternativas. Bem-vindo Outono!



Frango com soja e mel

serve 2

50 ml molho de soja (com teor de sal reduzido)
2 colheres (sopa) mel
1 cm gengibre fresco, pelado e ralado finamente
1 dente de alho, partido
4 coxas de frango, com osso e pele
2 colheres (sopa) rama de cebolo, picada (opcional)

Combine o molho de soja, o mel, o gengibre e o alho numa tigela e junte o frango. Cubra com película e leve ao frio por 2 horas (ou um mínimo de 30 minutos), virando ocasionalmente.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque as coxas (com a pele para cima) num tabuleiro resistente ao calor. Deite metade da marinada no fundo e leve ao forno 20-25 minutos, ou até o frango estar cozinhado. Caso seque demasiado adicione a restante marinada, sem molhar a pele para que fique estaladiça.

Sirva com cebolo picado (opcional) e rodelas de limão.