22.7.16

Queques de chocolate branco e groselhas para um agradecimento

Queques de chocolate branco

Olho uma e outra vez o ecrã branco com o cursor a piscar. Tenho sempre um conselho na ponta da língua para quando alguém não sabe por onde começar. Na falta de melhor opinião, o início costuma ser um bom sítio. Comecemos então algures numa Primavera distante que não houve.

Os últimos meses têm sido pródigos em emoções, viagens e longas horas de trabalho. Entre os desafios de todos os dias, eis que surge algum que parece escapar da mão e nos deixa de coração apertado. O membro da família com quatro patas, dezasseis anos e apenas um olho ficou muito doente. Foram manhãs, tardes e noites a gerir o coração e a razão, com o primeiro a ganhar em todas as frentes.

Queques de chocolate branco Queques de chocolate branco

Agora que o céu parece um pouco mais azul, relembro a primeira receita que publiquei aqui. Muffins de mirtilos e a aparição travessa de uma então ainda jovem fera. Porque parece certo na ordem incompreensível do universo, são queques que saem do forno para agradecer a quem dela cuidou nestes tempos difíceis, sempre com um sorriso e muita esperança.

Desta feita, a combinação clássica de chocolate branco e frutos vermelhos fez-se em bolinhos para pequenos-almoços ou lanches tardios. Devem ser consumidos com moderação por gulosos e deixados de lado por quem acha que chocolate de cor branca não o é de facto. Fazem-se num abrir e fechar de olhos e são (foram) devorados num ápice!

Queques de chocolate branco



Queques de chocolate branco e groselhas

faz 9-12, dependendo do tamanho

1 ovo grande
180 ml leite
180 g farinha peneirada
1 colher (chá) fermento em pó
65g açúcar amarelo
35 g amêndoa em palitos
75 g groselhas (só as bagas)
100 g chocolate branco, picado
80 g manteiga derretida e arrefecida ligeiramente
raspa de 1 limão pequeno

açúcar em pó, para servir (opcional)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare um tabuleiro para queques, pincelado com manteiga e polvilhado com farinha ou utilize formas de papel.

Bata o ovo com o leite e reserve. Numa tigela misture o açúcar, o chocolate branco, a amêndoa, a farinha (peneirada) e o fermento em pó e mexa. Deite os líquidos e a manteiga no centro da mistura de ingredientes sólidos. Envolva, sem bater. Deite a massa nas formas até encher 1/3 da capacidade. Distribua as groselhas e verta a restante massa sobre estas. Leve ao forno durante 15-18 minutos ou até os queques estarem cozidos.

Sirva polvilhados com açúcar em pó (opcional).