29.6.16

Quinoa de espargos para uma tarde de Verão

espargos

Depois de tanto suspirar pelo calor e pelas tardes sem fim, ei-lo que chega. É o Verão a instalar-se de armas e bagagens, as temperaturas a subir e os suspiros a mudarem de justificação. Agora são as férias que nunca mais chegam, ainda que espreitem ali ao virar da esquina, as tardes prometidas de dolce far niente.

Cá por casa fazemos ainda um balanço da estação que passou. Os últimos espargos são solução para almoços rápidos de gente cansada, a precisar de desligar. Mas não importa o cansaço quando o mais bonito dos bouquets espreita por entre as compras do mercado. Há sempre sorrisos quando há espargos.

Quinoa com espargos, mozzarella e amêndoas Lírios do campo

Do campo ou da praia, das flores e do mar, temos até ver apenas uma miragem. Já do almoço tudo se combina e a mesa fica composta em minutos. No tacho, uma mistura de quinoas coze em água borbulhante enquanto por cima uma dezena de espargos aproveita o vapor sem perder o verde. Vegetais, ervas aromáticas e a textura das amêndoas torradas. Só falta o branco imaculado da mozarella e a frescura do manjericão e temos o prato feito.

São servidos?

Quinoa com espargos, mozzarella e amêndoas



Salada de quinoa com espargos, mozzarella e amêndoas

serve 2, como refeição

75 g quinoa (mistura de branca e vermelha)
1 cebolo, finamente picado
8-10 espargos, cozidos ao vapor
1 bola de mozzarella de búfala
2 colheres (sopa) manjericão
3 colheres (sopa) azeite extra virgem
1 colher (sopa) sumo de limão
1 colher )sopa) amêndoa lascada, torrada
flor de sal e mistura de pimentas

Coza a quinoa em água com sal (8-10 minutos ou até começar a abrir). Escorra e reserve numa tigela grande. Junte o cebolo, o manjericão esfarrapado e tempere com flor de sal. Parta a mozzarella com as mãos, tempere com uma mistura de pimentas e disponha os espargos ainda quentes sobre o queijo. Emulsione o azeite com o sumo de limão numa tigela pequena e verta sobre os espargos. Polvilhe com a amêndoa torrada. Mexa apenas no momento de servir.