20.4.16

Bacalhau confitado com crocante de farinheira

Bacalhau com crocante de farinheira

Sol e chuva, luz sem fim e o céu a esvair-se em água. São assim os nossos dias nas últimas semanas, numa estação que promete chegar para logo se arrepender e dar de novo lugar à sua predecessora. Sobrevivemos como podemos à falta de vontade de mudar velhos hábitos de conforto do tempo mais frio e o desejo enorme de abraçar outros horários e outros sabores mais primaveris.

Da mistura das estações à sobreposição dos sabores que normalmente não se encontram. Peixe e carne no mesmo prato, cabe ao fiel amigo o papel principal. Como tempero e pretexto para adicionar sabor, a farinheira em forma de farofa envolta num delicioso pão, um crocante simples e fácil de fazer que pode ser adição noutros pratos.

Bom Pão Bacalhau com crocante de farinheira

Os purés que não levam batata são um boa alternativa ao tradicional e neste caso a couve-flor oferece uma textura e um sabor mais leve, deixando ao bacalhau e à farinheira a linha da frente. De igual modo, confitar bacalhau é uma técnica muito fácil com óptimos resultados. Não é preciso fazer nada e desde que se deixe o bacalhau no ponto (quando começa a lascar) é garantia de sucesso.

Para dias de festa ou apenas para fugir ao frio e contrariar a chuva que teima em ficar, este prato pede para ser confeccionado num fim-de-semana preguiçoso ou num jantar especial. São servidos?

Bacalhau com crocante de farinheira



Bacalhau confitado com crocante de farinheira (e puré de couve-flor)

serve 4

4 lombos de bacalhau, demolhado e sem espinhas (usei lombos Terra do Bacalhau) 2 folhas de louro, partidas ao meio
150 ml azeite (ou mais, dependendo do tamanho do prato)
4 dentes de alho inteiros, com casca

para o crocante:
1 farinheira pequena, sem pele
2 fatias de pão
pimenta preta moída na altura

para o puré de couve-flor:
1 couve-flor grande, em floretes
2 colheres (sopa) manteiga
flor de sal e pimenta preta moída na altura
50 ml leite
pitada de noz-moscada

Pré-aqueça o forno a 100ºC.

Coloque os lombos de bacalhau num prato de forno com meia folha de louro por debaixo de cada um. Distribua os dentes de alho inteiros e regue com o azeite. Os lombos devem ficar com a zeite até cerca de meio da sua altura. Leve ao forno a assar a 100 ºC durante 20-25 minutos.

Para o crocante triture a farinheira, o pão e a pimenta até obter migalhas grandes. Numa frigideira sem gordura disponha esta mistura, espalhando para que fique uma camada fina, e cozinhe até ficar estaladiço (10 minutos).

Para o puré, coza a couve-flor ao vapor (7-9 minutos). Coloque num processador com todos os ingredientes e reduza a puré. Rectifique o tempero se necessário.

Sirva o puré em pratos fundos, divida os lombos pelos pratos e polvilhe com o crocante. Junte um dente de alho para que cada um possa retirar a pele e misturar o alho no puré.