5.1.16

{Hello 2016} Crumble integral de borrego, abóbora e avelãs

Crumble integral de borrego e abóbora

Bem-vindo 2016!

Ano novo chegado à boleia de um ano velho que passou a correr. Sem balanços, nem resoluções, ei-lo que se apresenta munido da magia do que ainda está para vir. Feitos os votos de todos os anos (que seja alegre, feliz e traga amor e saúde), o presente instala-se de malas e bagagens. Com ele as rotinas do quotidiano, as corridas e os desafios dos dias comuns e as memórias de momentos mais calmos, deixados no ano que passou.

Do alentejo, as paisagens a perder de vista e o cheiro de um Inverno a mostrar os seus predicados. Forno acesso, restos que ficaram das festas, abóbora e avelãs e um crumble salgado que toma forma.

Alentejo, Portugal Crumble integral de borrego e abóbora

A ideia de transformar o conhecido crumble numa versão salgada não é nova. Porque qualquer pequena quantidade de carne ou vegetais pode servir de base, é sempre uma boa maneira de utilizar os restos que ficam. Uma das tradições familiares do Natal é o borrego assado, que acaba invariavelmente por sobrar. Congelar para mais tarde ou reutilizar com outros sabores são soluções fáceis e rápidas.

Experimentar novas combinações com ingredientes que parecem ter sido pensados para ser saboreados em conjunto: a abóbora e o borrego funcionam na perfeição. O crumble feito de farinha integral é ideal para dias frios e as avelãs compõem o prato. Para uma versão vegetariana alternativa ou para um prato que não seja de aproveitamentos, os cogumelos são uma boa opção e igualmente deliciosa.

Crumble integral de borrego e abóbora



Crumble integral de borrego, abóbora e avelãs

serve 2

1 colher (sopa) azeite
1 cebola pequena, finamente picada
1 dente alho, picado
350 g abóbora (limpa), em cubos
150-200 g borrego assado, em pedaços pequenos*
1 colher (sopa) crème fraîche
1 colher (chá) tomilho
pimenta preta moída na altura

crumble:
40g manteiga muito fria, em cubos pequenos
80g farinha integral
80g queijo cheddar, ralado
25g avelãs, tostadas e picadas grosseiramente

Aloure a cebola e o alho no azeite (2 minutos) e adicione a abóbora. Quando esta estiver ligeiramente salteada, junte o borrego e o tomilho e deixe cozinhar 1 minuto. Finalmente, acrescente o crème fraîche e tempere com sal e pimenta preta moída na altura. Envolva e reserve.

Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare o crumble. Com as pontas dos dedos, misture a manteiga com a farinha, até ficar com uma mistura mais ou menos homogénea. Adicione as avelãs e metade do queijo. Deite uns salpicos de água sobre o crumble e use um garfo para envolver (assim fica com uma textura diferente). Divida a mistura de carne e abóbora por dois pratos de forno individuais. Polvilhe com o restante queijo e cubra com o crumble. Leve ao forno por 25-30 minutos ou até estar dourado. Sirva quente ou morno com uma salada verde.

* para uma alternativa vegetariana igualmente saborosa substitua o borrego por 300 g de cogumelos frescos (por exemplo, marron). Deixe cozinhar 3-4 minutos e siga a receita normalmente.