6.7.15

Sopa de cenoura e tomate assado + ovo escalfado

Sopa de dois tomates (com ovo escalfado)

Junho foi um mês cheio. Cheio de trabalho, cheio de emoções, cheio de boas notícias, alguns nervos e um ciclo que se fechou com o final de um doutoramento. Quando tudo falha e as horas do dia não são suficientes para o muito que há para fazer, entramos em modo de sobrevivência. Cá em casa, é sinónimo de sopas e saladas rápidas, feitas em minutos, e de uma preparação mais rigorosa do que é costume. Das rotinas do fim-de-semana, a ida ao mercado e o arrumar das frutas e vegetais é feito enquanto no forno se assam beringelas e tomates (e se o tempo permitir um bolo de mirtilos e limão).

Por estes dias sonhamos com as férias que ainda demoram e aproveitamos cada minuto de luz. Num gesto fácil, picam-se os vegetais, juntam-se as ervas do momento, uns salpicos de azeite e assa-se tudo. Reduzidos a puré, tomates e cenouras pintam uma sopa onde o manjericão e o colorido de tomates-vereja vermelhos e amarelos acrescentam ainda mais sabor. Para uma refeição leve, um ovo escalfado e umas tostas caseiras completam a tigela.

manjericão Sopa de cenoura e tomate assado (com ovo escalfado)

Bom Verão!



Sopa de cenoura e tomate assado + ovo escalfado

serve 4-6

2 colheres (sopa) de azeite
2 cebolas roxas, em quartos
4-6 cenouras médias, em cubos
2 tomates coração de boi grandes e maduros, em fatias
12-18 tomates-cereja, cortados ao meio
6 folhas de manjericão + extra para servir
900-1000 ml caldo de legumes

4 ovos escalfados, para servir (opcional)

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque as cenouras, os tomates coração de boi e as cebolas num tabuleiro grande de forno. Tempere com sal e as folhas de manjericão partidas grosseiramente. Regue com o azeite, leve ao forno e deixe cozinhar 20 minutos (mexa a meio do tempo). Retire do forno, verta para uma panela (com todos os líquidos) e deite o caldo. Ferva e reduza a puré. Rectifique o tempero, caso seja necessário.

Sirva com os tomates-cereja e manjericão picado, um ovo escalfado em cada tigela e pão torrado.

--
veja também:
Sopa de batata-doce e abóbora com baunilha
Sopa de cenoura e beterraba