13.8.14

Tomates recheados com queijo-creme e ovo cozido

Tomates com queijo-creme e ovos cozidos

Comida bonita, gente feliz à mesa. O mote, inscrito em cada página do diário imaginário da cozinha cá de casa, dá direito a algum debate. E o sabor? Pode um prato mais bonito ombrear com um mais saboroso? O melhor dos dois mundos resulta de um equilíbrio nem sempre fácil. Cor, textura e sabor. Garantia de uma aparência catita e de muito sabor. Um e outro estão dependentes da qualidade dos produtos e da confecção, do cuidado e da atenção dispensada por quem os cozinha.

Estes tomates recheados são exemplo do binómio desejado. Piscam o olho a um Verão tímido e compensam um ou outro dia mais cinzento. São um raio de sol no prato.

Tomates com queijo-creme e ovos cozidos Tomates com queijo-creme e ovos cozidos

Agosto é tempo de aproveitar certos vegetais e frutos no seu auge. O tomate é um desses produtos que está ao seu melhor nível quando o tempo aquece, em termos de sabor e aparência. É também a altura em que é mais barato. Razões de sobra para, por estes dias, fazer uma aparição em quase todas as nossa refeições.

Desta feita, um prato largo de tomates recheados com queijo-creme dos Lacticínios das Marinhas (de que muito gosto) e ovo cozido para uma entrada colorida, deliciosa e equilibrada. Um bónus para quem se preocupa também com a contagem de calorias.

Tomates com queijo-creme e ovos cozidos



Tomates recheados com queijo-creme e ovo cozido

serve 4, como entrada

12 tomates pequenos (ou 24 tomates-cereja)
2 ovos, cozidos
150 g queijo-creme magro (usei queijo cremoso Lacticínios Marinhas)
1 colher (sopa) salsa, picada finamente
flor de sal e mistura de pimentas, moídas na altura
microvegetais, para servir (opcional)*

Lave os tomates e corte a parte de cima, retirando apenas o necessário. Com uma colher de café, retire o interior do tomate. Vire a parte cortada para baixo, coloque num prato e deixe escorrer. Mexa o queijo-creme com o ovos cozido picado e a salsa. Tempere com flor de sal e as pimentas. Inverta os tomates, salpique o interior com um pouco de sal e recheie.

Sirva com os microvegetais ou simples.

* Estes microvegetais Life in a Bag são mizuna.

Scones de aveia e queijo

A história destes scones de aveia e queijo conto outro dia quando a receita já estiver afinada.