2.7.14

Tradição presente no Assinatura

Assinatura, Lisboa

Dos lugares onde nos sentimos em casa fica a memória de sermos sempre bem-vindos, seja a que horas for. É assim no Assinatura, a cada retorno para almoçar ou jantar. Perto de casa e do coração, este é um restaurante onde a cada refeição reforçamos o que nos liga a este espaço. Em semana de aniversário, o quarto, voltamos para celebrar uma mesa de que muito gostamos.

No Assinatura, com o chef Vítor Areias no comando da cozinha há uma certeza serena que prevalece a cada prato. O lema que mais reforça o sentimento é o de uma "tradição presente", integrada numa ideia bem definida de cozinha. Vou recordando a primeira vez que me cruzei com o chef, numa conversa entre jovens talentos, há uns anos no Peixe em Lisboa. Do seu discurso guardo um entendimento esclarecido da relação entre os produtos, as técnicas e a dimensão criativa da cozinha. No meu prato, ao longo deste almoço, vão sendo enunciados todos esses princípios.

Assinatura, Lisboa Assinatura, Lisboa Assinatura, Lisboa



Para começar, a minha Sopa de peixe com piso de ervas é tudo o que espero dela e mais. Muito equilibrada apesar das muitas camadas de sabor, o pargo cozinhado na perfeição e a descoberta até à última colher fazem desta sopa o meu prato favorito. Deito o olho (e um garfo) à salada de Figos, queijo fresco e mel da minha cara-metade. É boa sem ser surpreendente. Tarefa difícil para qualquer prato depois da sopa que ainda vou sorvendo com avidez.

Assinatura, Lisboa Assinatura, Lisboa

Em seguida, e porque o "Pescado é Tradição", Polvo, sálada tépida de tomate cereja, pepino grelhado e hortelã. Gosto das texturas e da voragem de cores no prato, embora não se trate de um prato inesquecível. Já o Bacalhau confitado, puré de batata doce e molho de queijo da serra do outro lado da mesa tem tanto de bonito como de delicioso, para evidente satisfação de quem o come. Deixamos os pratos "Do Campo" para outro dia e ficamos a sonhar com a sobremesa.

Assinatura, Lisboa Assinatura, Lisboa

Por fim, e "Para adoçar a boca", escolho um excelente Bolo de amêndoa, com banana em caramelo de moscatel e provo uma Salada de morangos e menta com espuma de chocolate, que vem com uma tuille perfeita.

Depois do nosso almoço, damos uma vista de olhos na nova carta. A cozinha do chef Vítor Areias toma ainda outra dimensão nos menus de degustação e na carta de jantar, com alguns pratos a ficarem na retina. À saída, prometemos novamente voltar. Como em todas as vezes que estamos no Assinatura.

--
Assinatura
Rua do Vale Pereiro, Nº 19
1250-270 Lisboa