17.7.14

Lentilhas com ovos picantes

Lentilhas com ovos picantes

Areia, mar e peixe. Estar na praia não indica um lugar mas um estado de espírito. É uma predisposição para rotinas pouco rígidas e o retorno a mesas bem conhecidas onde os grelhados e as saladas ocupam o centro de todas as atenções, quase sempre ao jantar. No meu quotidiano a fugir ao sol do meio do dia, os almoços são em casa, acompanhados por bebidas onde a fruta faz a sua aparição e se experimentam novas combinações. Há, mais do que noutras alturas do ano, uma predilecção por pratos vegetarianos que sejam coloridos e simples de preparar.

Mesmo em férias, as visitas ao mercado continuam. São os tomates e as ervas aromáticas a atingir o auge que ditam uma utilização massiva em crú e nos diferentes cozinhados. A par de umas lentilhas sem muita história, a presença dos primeiros pimentos vermelhos e as abundantes curgetes ditam a sua lei.

Lentilhas com ovos picantes mar em Julho

Onze e meia da manhã. Com o azul infinito para trás e depois de atravessar as extensas dunas, é no caminho para casa que se afinam pormenores. A ideia inicial é fazer bolinhos salgados na frigideira e acompanhá-los com um molho de iogurte e uma salada. Plano falhado face a incapacidade de moldar os ditos, que teimam em não manter a forma. Mistura vertida para um prato de forno, ovos abertos e situação resolvida.

São servidos?

Lentilhas com ovos picantes




Lentilhas com ovos picantes

serve 4

400 g lentilhas castanhas, cozidas e escorridas
1 colher (sopa) azeite
1 curgete, em cubos
1 pimento vermelho grande, em cubos
1 malagueta, picada finamente
1 cebola grande, picada
2 tomates grandes maduros, picados
1 colher (chá) orégãos
2 dente de alho, picado
1 colher (chá) garam masala + extra para os ovos
8 ovos
4 folhas de hortelã, picadas + folhinhas para servir

para o molho:
250 g iogurte grego
1 colher (chá) azeite virgem extra
flor de sal e uma pitada de pimenta preta, moída na altura
2 folhas de hortelã, picadas

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque o azeite e a cebola numa frigideira larga. Deixe cozinhar 2 minutos e junte o alho, o tomate e o pimento. Quando o pimento estiver cozinhado, adicione a curgete, a malagueta (com ou sem sementes, dependendo se é muito ou pouco picante), as especiarias e os óregãos. Tempere com sal. Ao fim de 3-4 minutos retire do lume, junte as lentilhas e envolva. Coloque num prato de forno e polvilhe com a hortelã. Faça covinhas e abra os ovos, temperando-os com sal e uma pitada de garam masala. leve ao forno 8-10 minutos ou até a clara estar branca.

Para o molho, mexa o iogurte com a hortelã picada numa tigela. Tempere com flor de sal e uma pitada de pimenta preta, moída na altura. Regue com o azeite.

Sirva os ovos com folhinhas de hortelã fresca, o molho de iogurte e pão torrado