18.6.14

Panna cotta de chocolate branco e morangos em Moscatel

Panna cotta de chocolate branco e morangos em Moscatel

Uma coisa e outra. Lugares e sabores que se amontoam nas notas que ficam entre a bancada da cozinha e a minha mesa de trabalho. Tenho tanto para contar, tantos dias doces e salgados, outras tantas receitas e mais notas. Impassível, o tempo que não se fica, em horas que nunca chegam. Junto aos cadernos e folhas soltas, mil planos para outro mês que não este e os morangos da semana. Comidos ao natural ou com iogurte, enquanto o mundo continua à velocidade da luz e eu sem o conseguir acompanhar.

Aprende-se a aceitar. Criam-se estratégias para dias preenchidos. São passagens rápidas pela cozinha, tachos mexidos com a cabeça a mil e receitas escolhidas pela rapidez e felicidade que prometem. É um vê-se-te-avias.

papoilas morangos em Moscatel

O que fazer com os morangos mais maduros? Macerá-los em Moscatel tem sido panaceia para todas as urgências. Colheradas de fruta para crescidos precisados de um doce. Levados ao limite da compensação, são espalhados sobre uma panna cotta de chocolate branco. Mais um tacho que se cuida sozinho, uma mistura mexida e vertida em ritmo apressado. Potinhos que prometem conforto no final da refeição. E mais vontade para seguir em frente.

São servidos?

Panna cotta de chocolate branco e morangos em Moscatel



Panna Cotta de chocolate branco e morangos em Moscatel

4 porções

200ml natas
300ml leite meio-gordo
100 g chocolate branco, picado
3 folhas gelatina (cerca de 4 g em pó)
1 colher (chá) extracto de baunilha

morangos em Moscatel:
100 g morangos, em quartos
1 colher (sopa) açúcar
80 ml vinho Moscatel Roxo (ou outro, a gosto)

Coloque as folhas de gelatina numa taça com água fria. Aqueça as natas e o leite num tacho até começar a ferver. Retire do lume e junte o chocolate, mexendo até este derreter completamente e a mistura arrefecer ligeiramente. Escorra as folhas de gelatina, apertando-as entre as mãos. Adicione à mistura e mexa até dissolver. Deite a mistura em taças pequenas. Refrigere pelo menos 3 horas ou, de preferência, de um dia para o outro.

Junte os morangos, o açúcar e o moscatel numa tigela. Tape e guarde no frigorífico (até 3 horas).

Para servir, divida os morangos e o seu líquido pelas taças.

--

Outras panna cottas:

Panna cotta de mirtilos e groselhas
Panna cotta de maracujá
Panna cotta com coulis de morangos
Panna cotta de chocolate
Panna cotta com gelatina de ruibarbo
Panna cotta de limão e morangos