27.5.14

Panquecas de milho para um brunch de Domingo

Panquecas de milho

Ausentes entre alergias e um gato que não faz boa companhia a jarras floridas. São as flores que não posso ter em casa e estão perto do meu coração. Nada que não se resolva com o lavar dos olhos nos passeios pelo campo, que agora está no seu quase esplendor. Com o cebolinho todo florido, é boa ideia aproveitar também no prato as flores das ervas aromáticas.

As refeições leves fazem parte integrante do dia-a-dia cá de casa. Quer seja nos almoços de semana ou nas horas mais calmas do fim-de-semana, pratos coloridos e fáceis de fazer são sempre bem-vindos. Crepes e panquecas salgados são uma opção que arranca sorrisos mesmo em Domingos mais cinzentos. Servidas num brunch ou como almoço ligeiro, na companhia de uma salada, e estamos prontos para outras aventuras.

Panquecas de milho

A satisfação de colocar na mesa uma refeição feita a pensar na partilha da mesa com a família não tem obrigatoriamente de consumir horas a fio na cozinha. É esse o pressuposto do livro Paixão pela cozinha, que faz uma selecção das melhores receitas da Continente Magazine e as apresenta em forma de compilação.

É de lá que vem a receita de umas panquecas de milho deliciosas. Servidas com molho de iogurte e um chutney de pimento vermelho. A repetir muitas vezes.

Panquecas de milho Panquecas de milho



Panquecas de milho
Adaptado de uma receita do livro Paixão pela cozinha

serve 2

75 g farinha de trigo, peneirada
150 g milho doce, escorrido
25 g queijo parmesão, ralado na altura
½ colher (chá) fermento em pó
pitada de sal
1 colher (sopa) manteiga com sal, derretida
50 ml natas
sumo de ½ limão
1 colher (chá) raspa de limão
½ colher (sopa) açúcar granulado
1 ovo grande

para servir:
125 g iogurte grego, batido
cebolinho picado

Misture a farinha, o fermento em pó, a raspa de limão, o sal e o açúcar numa tigela. Bata ligeiramente o ovo com as natas, o sumo de limão e a manteiga derretida numa tigela mais pequena, à parte. Misture os líquidos com os sólidos até obter uma massa homogénea. Junte o milho e o parmesão e envolva.

Para cozinhar as panquecas, aqueça uma frigideira antiaderente em lume médio. Junte um pouco de óleo e pincele o fundo. Deite uma pequena concha de massa (cerca de 50 ml). Deixe cozer, até que apareçam bolhas à superfície (cerca de 2-3 minutos). Vire a panqueca e coza por mais 1 minuto ou até estar dourada. Repita com a restante massa. Reserve as panquecas cobertas com um guardanapo de tecido. Sirva com iogurte, cebolinho picado e um chutney de pimento vermelho.