8.5.14

{almoço de semana} Salteado de cogumelos e tofu

Cogumelos e tofu, chinese style

Dias maiores, mais sol e sorrisos mais frequentes. Nada que mude os horários e as tarefas de um quotidiano dia de trabalho. Quando os almoços são em casa, não há tempo a perder. Que a tarde aproxima-se sempre a passos demasiado largos e há sempre muito para fazer.

As refeições durante a semana têm de ser rápidas e simples. E já agora nutritivas. O que não equivale a dizer que têm de ser monótonas ou sem sabor. Com a mudança da estação, as sopas começam a ser preteridas, com outros pratos a tomar a dianteira. Se o tempo é curto nada como fazer um salteado, que para ser fiel à técnica vem acompanhado de sabores asiáticos e, neste caso, é vegetariano.

malmequeres Cogumelos e tofu, chinese style

A cozinha asiática está sustentada num equilíbrio de sabores e numa harmonia entre o salgado, o doce, o ácido e o amargo. O princípio dos molhos, marinadas ou outros condimentos é sempre esse. A quantidade de ingredientes é grande mas os processos são simples e rápidos. O que a torna perfeita para dias sem tempo.

Com ou sem pauzinhos, dependendo da destreza do comensal. Comida de tigela para comer em ritmo acelerado, onde os sabores fortes estão garantidos mas onde reina a harmonia. São servidos?

Cogumelos e tofu, chinese style



Salteado de cogumelos e tofu

serve 2

150 g tofu, em cubos pequenos
150 g cogumelos shiitake (ou outros, a gosto), cortados ao meio
1 dente alho, picado finamente
1 cebola nova com rama, grande, picada grosseiramente
1 cenoura média, em palitos
uma mão cheia de ervilhas tortas, em palitos
2 colheres (sopa) molho de soja
2 colheres (chá) gengibre ralado
1 colher (chá) açúcar mascavado
1 colher (chá) amido de milho (maizena)
1 colher (chá) vinagre de arroz
1 colher (chá) óleo de sésamo
1 colher (sopa) óleo de amendoim

vermicelli de arroz, para servir

Aqueça um pouco mais de metade do óleo de amendoim numa frigideira ou num wok. Frite o tofu, 2-3 minutos, até ficar dourado. Retire e coloque sobre papel de cozinha. No mesmo wok, deite o restante óleo de amendoim, junte a cenoura, o gengibre, a cebola nova (reserve a rama) e o alho. Mexa e cozinhe 5 minutos em lume médio. Acrescente as ervilhas, a rama da cebola e os cogumelos. Cozinhe 2 minutos. Dissolva o amido de milho em 3 colheres de sopa de água. Misture o molho de soja, o óleo de sésamo, o vinagre e o açúcar. Verta este molho sobre os legumes. Deixe fervilhar um pouco, para engrossar. Se necessário, junte um pouco mais de água. Adicione o tofu, mexa e rectifique o sal, se necessário.

Sirva de imediato, com vermicelli de arroz.