24.3.14

O Alentejo no prato e uma açorda

Horta da Moura

O que nos está mais perto de casa e do coração é tido como certo. Para mim, fruto de um imaginário familiar, uma açorda alentejana em dias de chuva é apenas sinónimo de conforto e de lar. A açorda é um prato onde se encapsulam todos os valores e sabores do Alentejo: pão, ervas e azeite em perfeita comunhão.

Eram esses os pensamentos que me povoavam a mente enquanto recentemente me dirigia à BTL para participar no Workshop do chef Narciso Peraltinha da Horta da Moura. O mote era o pão e as receitas mais comuns no Alentejo em torno desse pilar da alimentação da região. Açorda e migas no cardápio e muita vontade de ver receitas tão familiares nas mãos de outras pessoas. Porque uma receita não é de ninguém e é na partilha que se ganham novas perspectivas sobre a gastronomia tradicional portuguesa.

Horta da Moura Horta da Moura

Lápis e bloco a postos, vou seguindo com curiosidade e atenção as indicações e explicações do chef. Como fazer o piso? Alho, coentros, pimento verde, poejos, hortelã da ribeira, sal e azeite, num almofariz.

A Horta da Moura é um hotel rural junto ao Alqueva, perto de Monsaraz. As oliveiras milenares fazem parte de um património que importa preservar. É lá, no Restaurante Feitiço da Moura, com uma horta à porta, que o chef Narciso Peraltinha serve pratos alentejanos. Na imensidão da paisagem desenham-se as inúmeras possibilidades de uma cozinha enraizada na região mas com voz própria. Fiquei entusiasmada com a visão que o chef tem da cozinha alentejana, respeitosa das tradições e virada para o futuro. Tudo o que se pode pedir a quem contribui para a visibilidade de uma gastronomia muito rica.

Horta da Moura Horta da Moura



Açorda Alentejana com bacalhau

serve 4-6

2 postas grandes de bacalhau
pão alentejano do dia anterior, cortado em fatias

para o piso:
4 dentes de alho
3 colheres (sopa) azeite
1 tira de pimento verde
1 haste de poejos
1 molho de coentros, com caules
1 haste pequena de hortelã da ribeira
sal
1 ovo, batido ligeiramente

Coza o bacalhau numa panela grande com água (cerca de 4-5 minutos).

Prepare o piso num almofariz. Bata os alhos, com as ervas e o pimento até obter uma pasta. Junte o sal e o azeite e mexa bem. Deite o piso para uma terrina e adicione o ovo. Verta a água do bacalhau (bem quente) sobre o esta mistura.

Emprate o pão e o bacalhau no prato e regue com uma concha ou duas de caldo. Sirva imediatamente.

Alqueva, Monsaraz