6.3.14

Cheesecake de abacate com frutos silvestres

Cheesecake de abacate

O que escolhemos comer é fruto do nosso percurso pessoal, das influências culturais e do acesso, mais ou menos facilitado, que temos aos ingredientes, às técnicas e à comida em geral. Do meu mundo, dos meus gostos e do alcance da minha mão, o abacate pouco fez parte. Há uns anos tornei-me fã do sabor e da textura, o que não acontece com o resto da família. Sobrolho torcido, argumentos de "sabe a relva" e outros mimos acompanham qualquer tentativa de introduzir o abacate na nossa alimentação.

O que fazer quando uma caixa de abacates nos chega à cozinha? Foi a pergunta que fiz em jeito de pedido de socorro.

Respostas mil, tantas sugestões e tão inspiradoras que temi que os muitos abacates na caixa não fossem suficientes. Metodicamente, tenho experimentado variantes de batidos, dips, mousses e bolos. Para desespero de quem continua a não ser fã dos verdinhos e, volta e meia, se encontra com eles à mesa.

abacates Bolachas de frutos silvestres

Um dos primeiros usos que dei aos abacates foi este cheesecake. Especial por não ir ao forno e combinar de forma mais equilibrada queijo, natas e leite. Não deixa de ser uma sobremesa de celebrações, a que o contraste com o vermelho do molho dá um ar inequívoco de festa. Cá em casa é carinhosamente chamado cheesecake Hannibal, num imaginário partilhado mais... "alternativo".

Ainda sem ter conseguido converter os descrentes e calar os críticos, este é um cheesecake de abacate que não recebeu pontos negativos. São servidos?

Cheesecake de abacate Cheesecake de abacate



Cheesecake de abacate com frutos silvestres

serve 8-10

15 g avelãs, torradas e sem pele
8 bolachas (cerca de 100 g), usei bolachas Belvita de frutos silvestres
65 g manteiga sem sal, derretida

2 abacates
200 g queijo Philadelphia
100 g açúcar
1 vagem de baunilha, cortada ao meio e as sementes raspadas
3 folhas de gelatina (cerca de 7 g)
1 limão, casca e sumo
200 ml nata ligeira
175 ml leite

para o molho:
200 g framboesas e amoras
1 colher (sopa) sumo de limão
75 g açúcar
1 vagem de baunilha (use a do cheesecake já sem as sementes)
75 ml água
framboesas frescas, para servir (opcional)

Prepare uma forma de fundo amovível com 20-22 cm e forre com papel vegetal. Reduza as bolachas e as avelãs a pó numa picadora. Misture com a manteiga derretida numa tigela. Com as costas de uma colher espalhe esta mistura no fundo da forma, compactando-a para formar a base. Leve ao frigorífico, no minímo 30 minutos.

Hidrate as folhas de gelatina em água fria. Aqueça o leite, as natas, o açúcar e a raspa do limão até quase ferver. Desligue e deixe arrefecer ligeiramente. Junte as folhas de gelatina, espremidas, e mexa até estas se dissolverem completamente. Retire o caroço e a pele dos abacates. Coloque-os na picadora (não é necessário lavar depois de picar as bolachas e as avelãs), regue com o sumo do limão e junte o queijo Philadelphia e as sementes de baunilha. Reduza a puré. Adicione a mistura de gelatina quase fria e misture até obter uma massa homogénea. Neste ponto, a massa é bastante líquida. Se a forma não veda bem, forre-a por fora com película aderente e verta a mistura sobre a base. Leve ao frigorífico pelo menos 6 horas (ou de um dia para o outro).

Para o molho de frutos silvestres, coloque todos os ingredientes numa caçarola e deixe ferver 3-4 minutos, até os frutos estarem cozinhados e o líquido reduzido para metade. Deixe arrefecer completamente antes de servir.

Retire o cheesecake do frio. Liberte o aro da forma já no prato de servir. Decore com parte ou a totalidade do molho de framboesas. Corte em fatias e sirva com framboesas frescas, se usar.