5.2.13

{livros favoritos 2012} Gratinado de couve-flor e avelãs

Gratinado de couve-flor e avelãs

Há quem compre um livro pela capa. E há quem compre um livro sem capa. Ou melhor, sem sobrecapa. Das fotografias e da tipografia colorida, nada resta. É um livro azul com o título na lombada, de ar sisudo e com cara de poucos amigos. Que se enche de cor e desenhos, fotografias e letras assim que é folheado. Não saio da livraria sem ele. Uma decisão acertada. É um dos meus livros favoritos de 2012.

A história de uma pequena cozinha em Paris e a vontade de reinventar a cozinha francesa é o leitmotiv de Rachel Khoo para este livro. Entre Londres e Paris, a autora desenha uma história de vida em volta dos alimentos. É um testemunho da realidade parisiense pelos olhos de quem se muda do outro lado do canal. Alegre e colorido, é um livro (mais) na cidade das luzes. Que é, para mim, parte substancial do seu encanto.

Little Paris Kitchen Little Paris Kitchen

Os clássicos de qualquer cozinha são um assunto sério. Numa quase blasfémia, repensar a cozinha francesa é serviço para corajosos. Sem desvirtuar, Rachel Khoo consegue o improvável: cozinhar clássicos franceses numa cozinha de meia dúzia de metros quadrados. Os senhores da técnica só podem aplaudir. A abordagem é bem disposta. Os pratos são testemunhos de uma cultura pouco atreita a mudanças, trazidos para o dia-a-dia do comum dos mortais.

Hoje faço um gratinado de couve-flor com avelãs. Na tradição dos pratos de forno envoltos em molho béchamel e queijo, esta é uma versão leve do muito francês sauce Mornay. Pode ser acompanhamento para carne ou uma entrada vegetariana. A graça e uma parte do sabor vem do queijo e das avelãs. Na agenda, fica a vontade de experimentar com outros vegetais como Rachel sugere. Voilá!

Gratinado de couve-flor e avelãs



Gratinado de couve-flor e avelãs
Adaptado de uma receita de Rachel Khoo, The Little Paris Kitchen

serve 4, como entrada

1 couve-flor (cerca de 1 Kg)
50 g avelãs, picadas grosseiramente
2-3 tostas integrais, esfareladas

para o molho:
2 colheres (sopa) manteiga
2 colheres (sopa) farinha
500 ml leite meio-gordo, morno
1 folha de louro
1 dente de alho, descascado
pitada de noz-moscada e pimenta preta
150 g queijo Comté + extra para polvilhar

Coza ao vapor os florões da couve-flor (cerca de 12-15 minutos). Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Faça o molho numa caçarola de fundo grosso. Derreta a manteiga, junte a farinha e bata com uma colher de pau até obter uma pasta. Retire do lume, deixe arrefecer ligeiramente e junte o leite, mexendo sempre com uma vara de arames. Adicione a folha de louro e o alho e volte a colocar ao lume. Mexa por cerca de 10 minutos até obter um molho grosso. Tempere com sal, noz moscada e pimenta. Retire o louro e o alho. Reserve.

Disponha a couve-flor num prato de forno. Misture o queijo no molho e deite sobre a couve-flo. Polvilhe com as avelãs, as tostas e o queijo extra. Leve ao forno 20 minutos + 5 minutos a gratinar.

--

outros gratinados:

Sopa de cebola gratinada
Gratinado de tomate e espinafres
Gratinado de couve e queijo