15.6.12

Uma cerveja para comer ou a crónica de uma descoberta

Estrella Damm

Que não restem dúvidas: eu não sou grande apreciadora de cerveja. O gosto desta bebida tão popular é adquirido (como o café ou o vinho) e esse foi percurso que nunca fiz. Por preguiça ou mera inércia, sempre preferi água ou um copo de vinho a acompanhar a refeição. Quando me convidaram para o almoço de lançamento das cervejas Estrella Damm em Portugal, hesitei. Sem um palato educado ou muito conhecimento sobre o assunto, retorno às emoções. Gosto ou não gosto? Nada como experimentar. Com a vontade de querer saber mais, aceitei o desafio de harmonizar as cinco cervejas propostas pela marca com as escolhas do chef José Avillez no seu Cantinho.

E em boa hora o fiz. É que descobri que, afinal, gosto de cerveja.

Estrella Damm com as entradas

A primeira proposta de harmonização combina salmão fumado com molho de mostarda e endro e a cerveja sem alcool, Free Damm. Começa-se devagar. É uma cerveja fácil a acompanhar uma entrada plena de sabor. Segue-se um torricado de tomate com copita de porco alentejana e uma "loira" por parceira: a Estrella Damm. Tento ir provando e percebendo as nuances de uma combinação quase tradicional. As "loiras" ainda não me conquistam completamente. A terceira das entradas, um atum de conserva caseira com raspas de laranja e gengibre, vem com uma cerveja peculiar: a Estrella Damm Inedit. E, para mim, um novo mundo se abre no que às cervejas diz respeito.

Desenvolvida pelos mestres cervejeiros Damm em parceria com Ferran Adrià, Juli Soler e a equipa de sommeliers do restaurante el Bulli, a Inedit é uma cerveja para comer. Muito, muito interessante com as suas notas de coentros, casca de laranja e alcaçuz. Excelente.

Estrella Damm

O prato principal da refeição, vitela de comer à colher com caril de legumes e maçã verde, apresenta-se com a Voll Damm. Uma cerveja para quem gosta de cerveja, densa e amarga. Demasiado forte para mim. Para a sobremesa um par ganhador, uma cerveja preta com o mais bonito dos rótulos, a Bock Damm, a acompanhar um bolo de chocolate com gelado de morango. Muito curiosa a combinação e boa, muito boa, a cerveja.

É caso para dizer que para quem não gostava de cerveja...

Estrella Damm com a sobremesa

Outro olhar sobre as cervejas Estrella Damm e a sua apresentação no No Soup for You pela mão e olhar da Susana. Curiosamente (ou talvez não) tivemos a duas uma percepção muito semelhante da experiência. Ou não achássemos ambas que não gostávamos de cerveja. Até agora.