14.5.12

Panquecas de limão e sementes de papoila ✽ Lemon Poppy Seed Pancakes {my breakfast}

breakfast5B
[scroll down for English]

Cada novo dia tem de ser recebido com a devida alegria. Não há sol, chuva, trabalho ou passeio que me mude as ideias: o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Cá em casa é sempre tomada à mesa, com talheres, pratos e guardanapos a combinar e quase (quase) sempre com vontade de começar mais um dia. Conversas e planos para as horas que se seguem e muita animação que enche a cozinha, seja um dia de semana ou de fim-de-semana. E é nesses Sábados e Domingos que os pequenos-almoços são a celebração da ausência de horários e outras rotinas. É tempo de panquecas.

Limão e sementes de papoila numa combinação tradicional, farinha de trigo sarraceno e de arroz e iogurte de soja. Deliciosas e saudáveis, estas são umas panquecas sem glúten e sem lactose. Servidas com groselhas pretas e mel aquecido. Para fazer justiça ao sol de Primavera e preparar o corpo e a alma para uma caminhada no campo.

Primavera // SpringPrimavera // Spring

Every new day must be greeted with joy. No sun, rain, work or free time can change my mind: breakfast is the most important meal of the day. Here at home it's always served at the table, with cutlery, plates and napkins to match and (almost) always willing for a brand new day. Talking and planning the next few hours and lots of entertainment that fills the kitchen, no matter if it's a weekday or weekend. In those Saturdays and Sundays, breakfasts are a celebration of a loose schedule and new routines. It's time for pancakes.

Lemon and poppy seeds in a traditional combination, buckwheat and rice flour and soy yogurt. Delicious and healthy, these pancakes are gluten and lactose free. Served with warm honey and currants. To do the Spring sun some justice and prepare body and soul for a walk in the countryside.

breakfast5A breakfast5B breakfast5C

O meu pequeno-almoço é parte do projecto 365 breakfasts a year da Alpro.

My breakfast is part of Alpro's project 365 breakfasts a year. Find the recipe below.



Panquecas de limão e sementes de papoila

serve 2

45 g farinha de trigo sarraceno
45 g farinha de arroz torrado
½ colher (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) sementes de papoila
1 colher (chá) raspa de limão
1 colher (sopa) açúcar granulado
1 ovo grande, separado
125 g iogurte de soja (usei alpro natural), batido
1 colher (sopa) manteiga, derretida + extra para cozinhar

Peneire as farinhas, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o açúcar para uma tigela. Junte as sementes de papoila e a raspa de limão. Bata ligeiramente a gema de ovo e o iogurte numa tigela mais pequena, à parte. Misture os líquidos com os sólidos até obter uma massa homogénea. Bata a clara em castelo e envolva cuidadosamente na massa. Reserve no frio 30 minutos.

Para cozinhar as panquecas, aqueça uma frigideira antiaderente em lume médio, junte um pouco de manteiga e vá rodando a frigideira para a manteiga cobrir o fundo. Deite uma pequena concha de massa (cerca de 50 ml). Deixe cozer, até que apareçam bolhas à superfície (cerca de 2-3 minutos). Vire a panqueca e coza por mais 1 minuto ou até estar dourada. Repita com a restante massa. Sirva com groselhas pretas e mel aquecido.

✽ ✽ ✽

Lemon Poppy Seed Pancakes

serves 2

45 g buckwheat flour
45 g brown rice flour
½ tsp baking powder
½ tsp bicarbonate of soda
1 Tbsp poppy seeds
1 Tbsp lemon zest
1 Tbsp granulated sugar
1 (large) egg, separated
125 ml soya yogurt
1 Tbsp unsalted butter, melted + extra for cooking

Sift flours, baking powder, bicarbonate of soda and sugar in a medium bowl. Add poppy seeds and lemon zest. Lightly whisk egg yolk and yogurt in a small bowl. Mix liquids into solids and beat until smooth. Beat the egg white until stiff peaks form. Carefully fold into the pancake mixture. Reserve for 30 minutes in the fridge.

When you're ready to cook your pancakes, place a large non-stick frying pan over a medium heat. Add a little butter and swirl it around to coat the base. Add a portion of your batter (about 50 ml or 3 Tbsp). Cook until small bubbles form (about 2-3 minutes). Turn the pancake over and cook for another minute. Repeat until you run out of batter. Serve with black currants and warm honey.

13 comentários:

  1. Cá em casa o pequeno-almoço é sempre rei, pelo menos para mim. Acho que é uma das refeições em que mais como, para começar bem o dia, com boa disposição, alegria e energia (quase pareço um anúncio televisivo, mas é verdade). E agora lembraste-me bem: não como panquecas desde Março, tenho que alterar isso :)

    ResponderEliminar
  2. Fiquei a morrer de vontade de as experimentar. Ao tempo que eu não faço panquecas!.... Partilho a tua ode ao pequeno-almoço. Tb é a minha refeição favorita, quer seja nos dias de semana como nos de fds. E parabéns pela participação ;) Já espreitei o projecto...
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Que texto bonito e verdadeiro. Adorei a receita, sampre saudável.. uma boa semana pra ti

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito da sugestão, uma forma bem diferente de fazer panquecas, bem menos calórica, perfeitas para um pequeno-almoço prolongado.

    ResponderEliminar
  5. olá!
    tenho uma dúvida que talvez me possas responder. o "trigo sarraceno" é o mesmo que "farine de blé noir"? eu costumo comprar em França para fazer galettes (ADORO) e desta última vez, a embalagem mudou e tem escrito "blé sarracin". oui me enganei ou é mesmo a mesma coisa. a questão é que nunca encontrei esta farinha escura à venda em Portugal. onde é que compras a tua? :)
    super super grata,
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miss Lee,

      Também adoro as galettes bretãs! Infelizmente o meu Francês não é suficientemente bom e não faço ideia se blé sarracin farine de blé noir são a mesma coisa. Mas julgo que trigo sarraceno, farine de blé noir, trigo mouro, etc. diz tudo respeito ao mesmo tipo de farinha. Costumo comprar a minha nos supermercados Brio ( http://www.brio.pt/contactos.php ) mas imagino que deve encontrar-se também nas lojas de produtos dietéticos.

      Espero ter ajudado. :)

      Um beijo*

      Eliminar
  6. eu também não dispenso o pequeno-almoço sentada a saborear calmamente cada garfada.
    Estas panquecas são perfeitas para um pequeno-almoço demorado e partilhado, em boa companhia :) um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Eu também não dispenso um bom pequeno-almoço, saudável e sentada, com calma e pensar no dia :)
    E adorei ler este texto e estas panquecas tão apetecíveis. E que boas!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Óptimo aspecto essas panquecas! As que eu costumo fazer também são maravilhosas mas acho que vou experimentar estas para variar!! :)

    Beijinhos,
    Maria Leonor

    ResponderEliminar
  9. Adoro receitas com semente de papoula, mas nunca mais ache. Onde encontras?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costumo comprar as sementes ao peso no supermercado Brio http://www.brio.pt/contactos.php mas julgo que se encontram nas secções de produtos naturais da maioria dos supermercados e nas lojas de produtos "dietéticos". ;)

      Eliminar
  10. Aos dias de semana nao me consigo levantar mais cedo para preparar iguarias destas. Mas ao fim de semana e sagrado, ou faco crepes ou panquecas para o pequeno-almoco. E esta receita vou leva-la comigo. Pergunta: Tu torraste a farinha de arroz ou ja compraste assim?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A farinha é na verdade de arroz integral e já vem torrada. O sabor é mais pronunciado, claro. Costumo usar desta: http://celeirocidade.com/produto.asp?IdProduto=2190 ;)

      Um beijo*

      Eliminar

Obrigada pelo seu comentário!