25.1.12

Citrinos, gengibre e uma gelatina

Citrinos // Citrus Time Gelatina de citrinos e gengibre // Ginger Citrus Jelly

Vai acontecendo. Acumulam-se aqui e ali em cestos, caixotes e tabuleiros, enviados em alguidares e trazidos em sacos e sacolas por mãos amigas. Vão sendo comidos de manhã e ao almoço, entre dedos melados e boca lambuzada. Reduzidos a sumo. Guardados em conserva, doces e coalhadas. Transformados em bolos. Nada que pareça abalar os incontáveis citrinos que se acumulam pela cozinha. Sol de um Inverno sem chuva e dias de luz a perder de vista. É assim por cá. Não sei se o culpado é o tempo mas as árvores este ano parecem ter frutos sem fim.

Laranjas, clementinas e tangerinas. Estou só na minha aventura em tons de laranja e amarelo. Aqui em casa sou a única que os come. A gata não tolera o cheiro e o Provador é vítima da sua acidez e, com pena, declina. Invento razões para comer mais uma tangerina. Para descascar mais uma laranja. Para juntar umas gotas de sumo, uma rodela de limão. Quando a vida me dá limões e laranjas, tangerinas e clementinas, eu faço gelatina.

Citrinos // Citrus Time

Entre as combinações de citrinos com outros sabores, o gengibre parece ressalvar o que de melhor o limão e a laranja oferecem. É como se houvesse um eco no modo como saboreamos esta mistura de sabores. Aparentemente, a diferença que sentimos entre limão e gengibre é sobretudo olfactiva. É o nariz que nos permite distinguir os dois pois em sabor são muito idênticos, excluindo, claro, o travo final picante do gengibre.

A adição de gengibre fresco é essencial a esta gelatina. Não a vejo como uma sobremesa de adultos. Mesmo os miúdos costumam gostar. Só não é aconselhável dizer. E garantir que a quantidade de açúcar é suficiente para compensar alguma acidez suplementar.

Gelatina de citrinos e gengibre // Ginger Citrus Jelly



Gelatina de citrinos e gengibre

serve 4

3 colheres (sopa) açúcar (ou mais a gosto)
3 colheres (sopa) água
250 ml sumo de laranja, clementina e/ou tangerina
50 ml sumo de limão
2 folhas de gelatina
1 colher (chá) gengibre fresco ralado

2 limões pequenos, em rodelas finas
3 colheres (sopa) açúcar
3 colheres (sopa) água

Demolhe as folhas de gelatina numa tigela de água fria. Faça um xarope com o açúcar e a água até obter um ponto fraco. Retire do lume, junte o gengibre e os sumos de citrinos e mexa. Leve a aquecer ligeiramente e desligue o lume. Escorra a gelatina e adicione à mistura. Mexa e distribua por 4 potes ou copos. Leve ao frigorífico durante 6 horas (ou de um dia para o outro).

Para o limão, coloque a água e o açúcar num tacho em lume médio. Deixe dissolver o açúcar e disponha as fatias de limão. Ferva 3-5 minutos ou até o xarope reduzir. Sirva sobre a gelatina.