14.12.11

Livros favoritos de 2011 e um bolo de tagliatelle, ricotta e passas

Livros favoritos de 2011 // 2011 Favourite Cookbooks

Ando às voltas com os livros. Os que me acompanham diariamente no trabalho, os que carrego como companhia e os que são maiores (e melhores) do que o pequeno mundo de crises em que vivemos. Leio, escrevo, risco. Recomeço. De onde vêm as palavras, não sei. Quem escreve fá-lo por necessidade. Para tirar do peito uma ansiedade ou para partilhar uma gargalhada sem som. Quem escreve raramente sabe porquê. Apenas que o faz para os outros, num piscar de olho à imortalidade, para contar uma estória ou fazer história. Já quem lê, cria um laço. Constrói afectos à custa de papel impresso, palavras e imagens com pessoas reais ou imaginárias. Não vejo razão para que seja diferente com os livros de cozinha ou comida.

As minhas escolhas de 2011 são, à semelhança de outros anos, efémeras, pessoais e (talvez) pouco justificadas. São seis livros cujos autores me despertaram emoções, me levaram a devorar as suas palavras ou a querer experimentar a sua comida. Fiz-me convidada de alguns deles e prometi visitar outros o mais rápido possível. Este é o testemunho de uma viagem pelos livros que este ano me ficaram mais próximo do coração. E da barriga.

Sem mais demoras, os meus livros favoritos de 2011 são (de cima para baixo na fotografia que abre este texto):
1) Monday Morning Cooking Club – the food, the stories, the sisterhood de Merelyn Frank Chalmers, Natanya Eskin, Lauren Fink, Paula Horwitz, Jacqui Israel e Lisa Goldberg;
2) Good Things To Eat de Lucas Hollweg;
3) River Cottage Every Day de Hugh Fearnley-Whittingstall;
4) Papa-Quilómetros de Ljubomir Stanisic e Mónica Franco;
5) Tuscany de Phaidon;
6) Cuisine libanaise d'hier et d'aujourd'hui de Andrée Maalouf e Karim Haïdar.

Proponho-vos como há um ano atrás, uma receita de cada um destes livros nos dias que se seguem, assim as "festas" o permitam. Começo pelo meu preferido e ao contrário de outras escolhas, esta foi fácil. Monday Morning Cooking Club é um livro fantástico.

Dióspiros e livros
Monday Morning Cooking Club

O livro é fruto do trabalho de 6 mulheres na comunidade judaica de Sidney na Austrália e conta o especial apreço das diferentes famílias que compõem a comunidade pela "arte da mesa", isto é, comer. É um livro feito a muitas mãos. Cada receita chega com a história da família e da sua relação com aquele prato, as memórias familiares, as referências culturais, etc. Através dos testemunhos compreende-se o percurso de um conjunto de pessoas cuja religião levou a dispersão geográfica pelos diferentes continentes e entende-se como a História judaica foi moldando esta e certamente outras comunidades judias no mundo inteiro. Porque muitas famílias vêm da Hungria, da Polónia ou da Aústria com passagens pela Ásia e por África, muitas das receitas apresentam influências diversificadas. Encontram-se também referências a Portugal em receitas de frango com piri-piri (provavelmente via África do Sul) e alguns pratos Sefarditas onde o arroz, legumes, frutos secos ou peixe, entre outras influências do Médio Oriente e da cozinha do Mediterrâneo surgem com frequência.

A receita que escolhi e que trago hoje é bastante tradicional nas comunidades judaicas e para mim foi a todos os níveis surpreendente: Lokshen Kugel. Trata-se de um bolo feito com massa de ovo e queijo e que no caso desta receita específica alia passas, maçã e canela. Digo bolo porque se corta à fatia mas a sua consistência e textura é bastante diferente de um bolo "normal". A receita que publico corresponde a meia receita e possui algumas alterações ao original: usei massa fresca e uma mistura de passas e cranberries e a minha versão tem mais maçã (neste caso, por engano). Absolutamente a repetir.

Bolo de tagliatelle, ricotta e passas // Noodle Kugel
Bolo de tagliatelle, ricotta e passas // Noodle Kugel



Bolo de tagliatelle, ricotta e passas
Adaptado a partir de uma receita de Monday Morning Cooking Club

Serve 6-8

125 g massa de ovo fresca (tagliatelle)
2 ovos pequenos, separados
3 colheres (sopa) açúcar + 1 para o açúcar com canela
250 g ricotta
80 g passas e cranberries
1 maçã pequena, descascada e ralada
50 g manteiga, derretida + extra para o prato
canela moída

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pincele um prato de forno com manteiga (o meu tem 15x25 cm). Coza a massa de ovo de acordo com as instruções. Escorra e passe por água fria. Se a massa estiver muito enrolada, dê uns cortes com uma tesoura. Bata as claras em castelo. Noutra tigela bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura fofa. Misture o ricotta e bata. Junte as passas e cranberries e a maçã ralada. Acrescente a massa de ovo e a manteiga derretida. Envolva as claras em castelo delicadamente. Coloque esta mistura no prato de ir ao forno e procure alisar o topo. Polvilhe com uma colher de açúcar e canela moída. Leve ao forno 35-40 minutos ou até estar cozido e dourado. Sirva morno ou à temperatura ambiente.

13 comentários:

  1. Como amante de livros de cozinha (tenho mais do que gostaria de admitir) fico logo entusiasmada quando leio artigos de opinião sobre este tema. Por isso, desde já um muito obrigada por ter partilhado connosco o seu "top 6" de 2011. E por culpa sua já encomendei o segundo: "good things to eat" : >) que me pareceu delicioso e cheio de receitas originais. Ficarei então curiosa para saber que receita irá cozinhar deste livro.
    Um abraço,
    Sónia

    ResponderEliminar
  2. Suzana, as tuas recomendações são sempre tão certeiras, que já acrescentei mais alguns itens à minha já bem recheada lista...
    Quando gosto, fico enlaçada num livro para a vida. Posso fingir que o esqueci, mas acabo sempre por voltar a pegar-lhe e cozinhá-lo. :))
    Obrigada por partilhares connosco as tuas inspirações!

    bjs,
    Susana

    ResponderEliminar
  3. Livros e comida. Haverá alguma melhor combinação? Este artigo é um perigo. Já estou a ficar sem desculpas para comprar mais livros de cozinha...
    beijinhos
    rita

    ResponderEliminar
  4. Suzana,
    Mais até do que a comida, os livros são o meu ponto fraco. E estes que destacou pareceram-me todos tão interessantes que certamente vão para aquela lista de desejos que todas temos e que se vai avolumando...
    Obrigada pelas sugestões.
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  5. Este bolo é muito interessante. Uso muitas vezes a combinação massa+ricota mas para comida salgada, é bom ver que há vida para além disso e que essa combinação pode traduzir-se numa bela sobremesa. Levo a receita comigo para experimentar em breve :)

    ResponderEliminar
  6. À semelhança dos outros anos, anoto. Escrevo em segredo uma carta ao Pai Natal, espero. Porque nunca falha. Nunca falham as tuas recomendações e desejo. E é o desejo o que me continuará a mover pelo novo ano que aí vem....:) Um beijinho

    PS Desculpa não ter participado no teu desafio ...ando numa roda-viva :)

    ResponderEliminar
  7. Parecem-me todos interessantes. Obrigado por partilhares connosco as tuas inspirações. A receita de hoje é bem diferente do habitual, muito interessante, desconfio que iria gostar.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Eu sou mais de números e equações... problemas e teorias... heheheh.... Tanto ler como escrever nunca foram o meu forte... mas partilho o mesmo gosto pela cozinha... a mesma magia ao folhear um bom livro com imagens perfeitas que me fazem navegar por um mundo distante de sensações inexplicáveis...
    Tais viagens trazem ao mundo real uma infinidade de livros cheiinhos de sugestões fantásticas...
    Gostei desta partilha e espero as próximas sugestões...
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e boa semana...

    ResponderEliminar
  9. Massa no bolo? Ninguém diria que é possível mas também comemos aletria que é massa e é um doce :) Não conheço intimamente nenhum desses livros mas gostava!

    ResponderEliminar
  10. Olá Suzana,
    adoro sempre as tuas sugestões. Na lista de pedidos ao pai Natal cá de casa já consta o Papa-Quilómetros de Ljubomir Stanisic! ;)

    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  11. Suzana,
    Vou seguir com a maior atenção e interesse as tuas sugestões. Embora com dificuldade, encntro sempre espaço e necessidade para comprar mais livros.
    A propósito deste livro lembrei-me de outro que ainda não tive coragem de comprar: www.amazon.com/Memorys-Kitchen-Legacy-Women-Terezin/dp/1568219024
    Não se se conheces.
    Sobre o chocolate e picante...
    Obrigada pela tua mensagem e oferta, mas de verdade que poder participar foi um prazer e prémio mais do que suficiente!

    bjs e até breve

    ResponderEliminar
  12. Ana,

    Não conhecia. Deve ser um testemunho poderoso! Obrigada pela referência. ;)

    Um beijo*

    ResponderEliminar
  13. Boas receitas, boas fotografias e bons livros, em resumo são as tuas escolhas que me cativam no teu blog.
    Quanto aos livros, dois deles estão na minha wish list, mas não sei para quando que as coisas não estão fáceis, são o Papa-kilómetros e o de comida libanesa.
    Beijocas
    Manuela

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!