29.11.11

Crepes de legumes salteados para a Maria

Crepes de legumes salteados

Na minha rua há três frutarias, duas mercearias e um talho. Ao alcance de uma dúzia de passos, tudo e mais alguma coisa disponível para o almoço ou para o jantar. Na minha cozinha reúne-se um batalhão de artefactos e há um utensílio ou dois para cada função e uns quantos que nem eu faço ideia para que servem. Armários e gavetas repletos disto e daquilo e promessas de ajuda eterna. Eu não sei (e nem imagino) o que é não ter estas certezas. O que é estar limitado a uma dezena de ingredientes e a uma cozinha elementar. E mesmo assim ter de pôr na mesa um prato de comida que apeteça comer. Um verdadeiro desafio.

É este o caso da Maria que está em Timor numa missão das Nações Unidas. E é para ela que hoje se fazem uns crepes de legumes salteados que requerem poucos recursos e alguma destreza mas prometem deixar uma barriga contente. E a mesa de aniversário do Tertúlia de Sabores da minha amiga Moira mais completa com mais "uma Receita para a Maria".

Pimentos e legumes salteados



Crepes de legumes salteados

faz 2-3 crepes, dependendo do tamanho da frigideira

1 ovo pequeno (ou 1 gema se for grande)
½ chávena de leite
⅓ chávena de farinha (ou 5 colheres de sopa)
1 colher (sopa) óleo
pitada de sal
pitada de açúcar
óleo para a frigideira

1 colher (sopa) óleo 1 cenoura, cortada em palitos
1 cebola pequena, picada
1 dente alho, picado
½ pimento verde ou vermelho, em tiras
1 pitada de canela, colorau e orégãos, a gosto
salsa picada

Misture todos os ingredientes para os crepes numa tigela e bata até obter uma massa líquida e homogénea. Reserve, tapado, no frigorífico ou num lugar fresco pelo menos 20 minutos.

Prepare o recheio, colocando todos os ingredientes (à excepção da salsa) num frigideira em lume brando. Mexa e tempere com sal. Se a mistura secar demasiado adicione un salpicos de água e continue a mexer até os legumes estarem cozinhados (mas ainda crocantes). Polvilhe com a salsa. Se só tiver uma frigideira como a Maria, coloque os legumes salteados numa tigela.

Unte a frigideira com um pouco de óleo e deite uma quantidade de massa de crepe no centro, girando rapidamente para preencher o fundo com uma camada um mais fina possível. Deixe solidificar (2 minutos) até o rebordo começar a ficar dourado e vire com a ajuda de uma faca. Deixe cozinhar mais 1 minuto e retire para um prato. Faça o segundo crepe. Enquanto este coze, recheie o crepe já feito. Dobre os lados para dentro e enrole de baixo para cima. faço o mesmo com o outro crepe e sirva de imediato com salada.

notas: O recheio pode ser feito com os legumes que estiverem disponíveis. A massa dos crepes pode ser duplicada sem problema para um lanche e servidos só com açúcar e canela.