18.8.11

Figos e amoras em xarope de anis estrelado

Figos e amoras em xarope de anis estrelado

Um céu estrelado numa noite de Verão sem vento é o que mais próximo existe da ideia de férias perfeitas. As horas são escritas na palma da mão e escondidas nas páginas dos livros que se acumularam durante o ano à espera de serem lidos. As conversas intermináveis são postas em dia entre almoços e jantares de amigos e família, sem pressões, nem correrias. As rotinas estilhaçadas são esquecidas atrás dos dias compridos, envoltas numa mistura de preguiça e descanso merecido.

Não são tempos de pratos complicados ou receitas com muitos passos. Nada que a variedade de frutos e vegetais não compense. São cores e texturas que o tempo quente traz consigo e que fazem desta uma época ainda mais especial. Crescem morangos e amoras silvestres, pêssegos, ameixas e outros frutos de Verão. Comem-se às mãos cheias, entre lambidelas e sorrisos melados.

Morangos silvestres // Wild Strawberries

E depois há os figos. Não sei porque gosto tanto de figos. Pode ser que seja o doce. Ou as diferentes texturas da pele, das grainhas e do sumo. Ou talvez seja apenas a graça de um fruto que é quase tão bom seco como fresco. Diz-se destes terem sido a fruta favorita de Cleópatra. Dignos de uma imperatriz, os figos frescos não precisam de grande coisa para lembrarem o céu. Neste caso, estrelado e sem sombra de vento.

Figos e amoras em xarope de anis estrelado



Figos e amoras em xarope de anis estrelado
Adaptado de uma receita de Diana Henry, delicious. magazine, September 2011

serve 4, com iogurte grego

150ml vinho branco seco
35g açúcar
1 estrela de anis
sumo de 1 limão pequeno + a casca em tiras
8 figos, cortados ao meio
150g amoras silvestres

Coloque o açúcar numa caçarola com o vinho, a casca e metade do sumo de limão e a estrela de anis. Leve ao lume e mexa até o açúcar se dissolver. Adicione os figos com a parte cortada para baixo e deixe ferver 2 minutos. Retire os figos cuidadosamente e coloque numa tigela. Descarte a casca e o anis. Reduza ligeiramente o líquido até obter um xarope e acrescente o restante sumo de limão. Deixe arrefecer. Junte as amoras aos figos e verta o xarope sobre a fruta. Deixe a fruta macerar por 30 minutos (mas não mais) e sirva simples ou com iogurte grego.