4.3.11

Romanesco e cenouras, um salteado de legumes e uma reflexão

Salteado de romanesco e cenouras // Romanesco Carrot Stir-fry

Numa breve passagem pelas estantes da livraria, há um livrinho que me chama a atenção: Saber Comer, As 64 Regras de Ouro de Michael Pollan. O autor é conceituado e conhecido. Assim como a minha mania de deambular entre livros e de me fixar neles. Se apenas seis palavras pudessem resumir tudo o que há para dizer em termos de alimentação saudável são as proferidas por Pollan neste livro: "Coma comida. Coma pouco. Sobretudo vegetais." Fácil, não? Não. Óbvio? Sim. Mas as mentalidades são difíceis de mudar. Comemos cada vez mais alimentos processados. Porque é rápido. Porque é fácil. Comemos muito mais do que precisamos e comemos erradamente no que à proporção entre frutas, vegetais, cereais e carne (ou peixe) diz respeito. Calorias à parte, uma das regras mais interessantes é a que se refere ao consumo de proteína animal. "Trate a carne como ingrediente extra para ocasiões especiais". Considerado um provocador nalgumas das suas afirmações, Pollan aponta um dos maiores problemas da dieta actual de milhões de pessoas nas sociedades ocidentais: ingerimos demasiada proteína animal. Cá em casa temos procurado alterar hábitos e, para além das questões de qualidade e proveniência da carne que consumimos, temos de facto reduzido a quantidade.

A discussão sobre o recente aumento no preço dos alimentos (e a previsão que a subida se mantenha) assim como a enorme alteração que isso provoca no preço final das frutas e legumes tem sido frequente na página do facebook do blogue. Não deixa de ser interessante que estando o assunto na ordem do dia, tal não sirva para começar uma verdadeira reflexão sobre a produção de carne em Portugal (importamos quase um quarto da carne que comemos) e a necessidade de comer melhor. E comer melhor passa por comer mais frutas e legumes e menos proteína animal.

Salteado de romanesco e cenouras // Romanesco Carrot Stir-fry

Um prato colorido pela presença de vegetais não tem de ser sensaborão. A forma como se confeccionam os legumes é importante para preservar a sua qualidade nutritiva e para reforçar o seu sabor. As cores e as texturas diferentes tornam tudo menos aborrecido. É por isso que a procura de ingredientes diferentes pode ser muito compensadora. Ou pelo menos é o que o verde vibrante do romanesco me suscita quando por debaixo dos brócolos pequeninos surge, no fundo da caixa, uma meia dúzia de pequenas cabeças.

Também chamado couve-flor romana, o romanesco é da família dos brócolos e, claro, da couve-flor. Tem uma cor fabulosa mas muitas pessoas não gostam particularmente do seu sabor, à semelhança da couve-flor. Um cuidado particular é não cozer excessivamente o romanesco. Os seus floretes quando separados precisam apenas de pouco mais de um par de minutos em água a ferver. O romanesco pode ser encontrados nos mercados. Comprei o meu no Mercado do Príncipe Real.

Salteado de romanesco e cenouras // Romanesco Carrot Stir-fry



Salteado de romanesco e cenouras

2 porções individuais, como acompanhamento

2 romanescos pequenos, com as folhas exteriores
3 cenouras médias, em palitos
1-2 dente(s) de alho, picado(s) finamente
3 colheres (chá) azeite + extra para servir (opcional)
pimenta preta moída na altura

Separe as folhas exteriores do romanesco e divida os floretes. Numa panela de água com sal, coloque as folhas e os palitos de cenoura. Coza 3 minutos.

Numa frigideira antiaderente, aqueça o azeite com o alho. Escorra as folhas e as cenouras e deite sobre o azeite. Mexa. Coza os floretes de romanesco brevemente (2 minutos). Escorra e junte aos restantes vegetais. Deixe alourar 2 minutos, sem mexer, agitando apenas a frigideira. Tempere com pimenta preta e flor de sal (se necessário). Sirva como acompanhamento de pequenas plumas de porco preto grelhadas.

Para uma versão vegetariana e para servir como refeição, multiplique a receita uma vez e meia e polvilhe com 2 colheres (sopa) de parmesão ralado no momento de servir.