27.12.10

Bacalhau com broa e azeitonas e o desejo de festas felizes

Bacalhau com broa e azeitonas

Esta é uma publicação que devia ter acontecido antes do Natal. Trazia desejos de uma noite feliz e muitos votos de alegria. Era sobre a certeza de que na minha mesa haveria muitos frutos secos, Bolo Rei e Bolo Rainha, Sonhos de Natal e outros doces e os lamentos e indecisões de não ser capaz de decidir o que fazer para a ceia de Natal (como quem me lê no facebook foi acompanhando). Era. Que a vida tinha outros planos. Entre as quais uma úlcera ocular, um olho tapado e muitas dores. Não cheguei a cozinhar. Estava escrito nas estrelas. A minha indecisão era infundada, portanto. O perú nunca foi recheado e acabou no tacho e no congelador. Os sonhos foram feitos por outras mãos. Alguém pôs a mesa e a decorou. No final não faltou nada e a família provou que qualquer refeição, mesmo a ceia de Natal, se faz bem sem a minha participação.

A minha sugestão para quem, como eu, não adora bacalhau cozido era um bacalhau no forno com broa e azeitonas. Fora de tempo, aqui fica a receita que pode contudo ser feita noutras ocasiões.

Bacalhau com broa e azeitonas

6 porções

6 postas de bacalhau, demolhado (com pele)
2 chávenas broa de milho, esfarelada (só o miolo)
1 cebola grande, em fatias finas
2 dentes alho, picados
18 azeitonas verdes, sem caroço
4 colheres (sopa) azeite
2 colheres (sopa) vinho branco
salsa picada, para servir

batatas com pele e brócolos, cozidos

Pré-aqueça o forno a 160ºC. Espalhe a cebola, o alho, o azeite e o vinho branco no fundo de um tabuleiro. Disponha as postas de bacalhau. Cubra com papel de alumínio e leve ao forno durante 10 minutos. Destape, polvilhe com a broa esfarelada e distribua as azeitonas pelo tabuleiro. Leve de novo ao forno para tostar durante 15-20 minutos. Retire do forno. Junte as batatas cozidas, polvilhe com a salsa e sirva com brócolos cozidos e um fio de azeite.

14 comentários:

  1. Querida Suzana
    Nao chego a tempo de te desejar um bom natal, mas desejo-te as rapidas melhoras! E fica mais um desejo: que entres em 2011 com os 2 olhos bem abertos! :)
    Esta receita de bacalhau parece maravilhosa! E chega mesmo a tempo para fazer o meu bacalhau que nao chegou a tempo da noite de consoada!
    Muitos beijinhos!
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Olá Suzana! Desejo-te as rápidas melhoras para que sejam as tuas, e não as dos outros, as mãos que cozinham a ceia de Ano Novo. Tal como eu, acredito que outros tenham ficado a sonhar com os sonhos que vimos através dos teus olhos. Tal como tu, acredito que este seja um prato magnfico para uma ceia...de Natal ou qualquer outra! Um grande beijinho o os votos de um 2011 cheio de inspiração contagiante!!

    ResponderEliminar
  3. Desta vez tiveste que sonhar com um olho tapado! :)
    Espero que recuperes bem e depressa para poderes então sonhar com os dois olhos bem abertos.
    Eu gosto de bacalhau cozido, e tb com broa e com tudo a que tem direito.
    Que bela sugestão e que bonita ficou a mesa. :)
    Beijinhos grandes!!

    ResponderEliminar
  4. Em primeiro lugar, os desejos de rápidas melhoras!... Depois, que bom que é poder contar com outras mãos para cozinhar, decorar, mimar, para assim ser um pouco menos doloroso esse percalço.
    Acho que esta receita vai muito a tempo, por exemplo já para o jantar de reveillon ou almoço do dia 1!
    Um beijo,
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Foi um Natal pirata he he Para nunca mais esquecer!
    Olha, eu adoro bacalhau cozido com batatas e couves mas bacalhau no forno também é muito apreciado :)
    Beijos!

    ResponderEliminar
  6. As vezes esses tropeções trazem coisas inesperadas, e quem sabe, após um momento menos bom, pode vir um de grande qualidade. Esse bacalhau ficou óptimo, mesmo como se gosta por cá.
    Espero que o Natal tenha sido bom e que o ano de 2011 venha melhor do que o término de 2010. As tuas melhoras.

    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Òh! Estás doentinha...
    Então juntamente com os meus votos de felicidades para o novo ano vão também os meis votos de rápida recuparação.

    Beijo
    P.S. Sou doidinha por bacalhau com broa.

    ResponderEliminar
  8. Olá Suzana,
    Desejo as rápidas melhoras. Não se preocupe de ter faltado a sua participação na cozinha, um dia mais tarde terá a merecida desforra e não faltarão sonhos feitos com os dois olhos bem abertos. Quanto ao bacalhau com broa, ficou com um aspecto delicioso. :-) Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Vizinha mais Querida, Espero que já estejas bem melhor!!!

    Um Grande Beijinho,
    Carlota

    ResponderEliminar
  10. Suzana espero que esse olhinho já esteja bem melhor, o novo ano está à porta e vais entrar com os dois bem abertos, de qualquer modo a mesa estava linda e o bacalhau fantástico.

    Um beijinho grande e Feliz 2011

    ResponderEliminar
  11. Suzanita,
    As tuas melhoras rápidas.
    Eu também faço parte do clã que não gosta de bacalhau cozido, mas tive que o comer que não me deixam mudar a tradição.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Nossa, que felicidade encontrar um blog tão caprichado, com tantas imagens lindas e receitas maravilhosas... já entrou pra minha coleção de blogs favoritos... adorei TUDO!!!
    beijos

    ResponderEliminar
  13. Amiga,

    Já tenho uma postinha de bacalhau de parte para testar esta maravilhosa receita. Ah, e os sonhos ali de baixo também serão testados, nem que seja na Páscoa!

    Espero que já estejas recuperada, tenho imaginado a tua carinha com olho à pirata e até me parece bastante sexy ;-)

    beijocas e bom ano,

    ResponderEliminar
  14. por acaso e das coisas que mais gosto bacalhau cozido mas com broa vai muitissimo bem
    o natal foi atribulado para esses lados mas espero que ja estejas recuperada
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!