24.11.10

Ovos 'en cocotte' ou conforto numa tigela

Ovos en cocotte // eggs en cocotte

Um dia a manta no sofá torna-se imprescindível. A gata procura o calor num colo que se disponha a ser adoptado. Há uma chávena de chá em permanência em cima da mesa. Qualquer dia é Natal. É a chegada dos dias frios que cá em casa são sempre sinónimo de forno ligado e muita comida de tacho. Neste caso, uma combinação entre as duas. Pequenos recipientes no forno ou uma ideia de conforto numa tigela. Oeufs en cocotte. À grande e à francesa.

Cocotte é um recipiente oval ou redondo, que pode ter tampa e asas e que é utilizado para cozinhar os alimentos no forno ou em banho maria. Os oeufs en cocotte são literalmente ovos feitos numa cocotte. Pode fazer-se um ovo en cocotte com aquilo que se quiser, em função das preferências ou do que existe disponível. Os diferentes ingredientes são normalmente combinados com natas ou queijo e com ervas frescas.

Ovos en cocotte // Egg en cocotte

Ovos en cocotte

2 pessoas

2 ovos grandes (ou 4 pequenos), preferencialmente biológicos
12 tomates cereja
1/2 queijo mozzarella
2-3 folhas manjericão
sal e pimenta moída na altura
orégãos secos (opcional)
manteiga para pincelar

Aqueça o forno a 180ºC. Pincele os ramequins com a manteiga e divida os tomates, cortados ao meio. Coloque duas fatias grossas de queijo com o manjericão no meio de maneira a ficar com tomate em volta. Parta um ovo em cada ramequim, tempere de sal e pimenta. Disponha os ramequins num recipiente de ir ao forno e encha com a água a ferver até cobrir lateralmente os ramequins até metade. Leve ao forno por 8-10 minutos.

Sirva quente com pão estaladiço.

17 comentários:

  1. óptimo! um dia destes vai ser o meu jantar! ;)

    ResponderEliminar
  2. Que lindos ficaram e que apresentação maravilhosa adorei,bjokinhas

    ResponderEliminar
  3. Querida, estou aqui assistindo o Nigel slater. neste programa ele fala de como nao se waste nada. e pensei em voce..daí venho aqui ver estes lindos ovos.amo ovos. ah, um dia vou fazer, e comerei pensando em voce. esta menina cheia de sensibilidade e bom gosto.bjocas

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que eu já tenho ramequins :) Adoro estas refeições!

    ResponderEliminar
  5. Os recipientes já tenho, só me falta experimentar estes ovos,
    Ficaram tão bonitos!!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Que delicia. Essas refeições são tão reconfortantes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ainda há pouco tempo fiz um post semelhante no meu blog.

    É mesmo algo reconfortante estas cocottes :)

    Bj
    Rute

    ResponderEliminar
  8. Que receita original!! Vou experimentar!
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Suzana, eu AMO ovo! Adoro de tudo quanto é jeito. Preciso provar esta receitinha - tem cara de dia frio, sofá e cobertor... ;)

    Beijo, querida!

    ResponderEliminar
  10. É dos meus preferidos quando quero algo reconfortante!!!
    Concordo plenamente;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Já anotei!...
    Uma entrada perfeita para um jantar invernoso e especial, ou uma refeição ligeira de um dia frio como hoje...
    babette

    ResponderEliminar
  12. nunca experimentei mas deve ser uma delicia este ovinho quentinho.
    esta mesmo optimo a chamar pelo pao para molhar nesse ovinho
    beijinhos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  13. Ficaram divinais... eu que adoro ovos, tenho mesmo que tirar a tua receita.

    beijocas

    ResponderEliminar
  14. Os teus ovos nos ramequins ficaram lindos e com um delicioso aspecto. Podes crer agora e por o forno sempre a bombar para aquecer a casa.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  15. Estou apaixonada por este blog, as fotos são de comer e chorar por mais!

    ResponderEliminar
  16. Faço de vez em quando mas não sabia que se podia fazer sem natas, tenho que experimentar a tua versão que me parece mais saudável.
    Beijocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  17. Eu não conhecia os ovos en cocotte, e achei lindíssimo! Além de parecer super simples e rápida de preparar e ter uma apresentação ótima! Quero tentar agora! =)

    Obrigada!
    bjos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!