30.8.10

Sopa fria de tomate assado

Sopa tomate assado // Roasted Tomato Soup

Quando eu era miúda adorava a Mafalda e as suas resmunguisses, o que de acordo com a família só reforçava as minhas parecenças com a personagem e o seu mau feitio... Para meu enorme desgosto nunca usei franja e tive de suportar viver com o nome da sua "amiga", a detestável Susaninha. O único departamento em que eu e a Mafalda divergíamos era na sopa: a Mafalda DETESTA sopa, ao contrário do seu hermanito Gui. Eu que adoro caldos e caldinhos, mais espessos ou mais singelos, tenho com as sopas frias uma relação turbulenta. Não é que eu não goste de gaspacho ou de vichyssoise mas mesmo no Verão acabo invariavelmente por continuar no registo das sopas quentes, se bem que mais leves e caldosas. Desta feita resolvi aventurar-me e graças a uns deliciosos tomates oferecidos pela minha amiga Laranjinha do Cinco Quartos de Laranja não me dei por insatisfeita. Os tomates assados lentamente libertam com o azeite e as ervas o melhor do seu sabor e há lá coisa melhor!

Sopa tomate assado // Roasted Tomato Soup

Sopa fria de tomate assado
Ligeiramente adaptado de Canteen - Great British Food

4-6 porções


2Kg tomato vermelho maduro
500ml caldo vegetais
50ml azeite
1 colher sopa vinagre sherry
1 folha louro
5 pauzinhos tomilho fresco
3 dentes alho
pitada de colorau doce
sal e pimenta preta moída na altura
queijo fresco aos cubos, para servir
tomilho seco sal-puro Ervas da Zoé, para servir (merci, Pipoka!)

Pré-aqueça o forno a 150ºC. Corte os tomates em bocados grosseiramente e coloque num tacho (ou caçarola) com tampa que possa ir ao forno. Junte os restantes ingredientes e mexa bem. Tape e leve ao forno durante 1 hora e meia a 2 horas. Mexa a meio do tempo de cozedura. Retire do forno, deixe arrefecer ligeiramente e passe pelo passe-vite ou triture. Corrija o tempero, se necessário. Leve ao frio depois de completamente arrefecida e deixe pelo menos 2 horas. Sirva com queijo fresco aos cubos e umas folhinhas de tomilho seco.