2.7.10

Clafoutis de cerejas para um aniversário

cerejas // cherries

Apesar das escassas centenas de metros na cidade grande que separam os nossos locais de trabalho, podia acontecer nunca nos termos encontrado. Bastava aos planetas nunca terem alinhado e podia uma de nós nunca ter começado um blogue de culinária. Culpa da blogosfera e de uns cortantes de bolachas e somamos horas felizes e dias memoráveis, quase sempre escritos a uma mesa, de copo na mão e língua afiada. Descobrimos que ambas temos gatas brancas e pretas com o mesmo nome e caras-metade que sofrem pelo mesmo clube. Passeamos de braço dado e trocamos gargalhadas. Fazemos compras. Partilhamos com outras criaturas como nós (vocês sabem quem são) momentos preciosos que sem o Three Fat Ladies nunca teriam acontecido. Porque há acasos felizes e os amigos são como as cerejas, este clafoutis é para ti, minha querida Pipoka!

*Este é um clafoutis clássico. Embora seja comum encontrar versões com diferentes frutos e mesmo clafoutis salgados, o original é feito com cerejas. Talvez porque reúne a essência desta receita, este é o meu favorito. Deve servir-se morno, polvilhado de açucar. Partilhado é ainda melhor.

clafoutis

Clafoutis de cerejas

4 ramequins individuais

300g cerejas, lavadas e sem pé
2 ovos grandes
80g açúcar refinado
200ml leite gordo
1 colher chá extracto baunilha
75g farinha, peneirada
20g manteiga com sal + extra para as formas
açúcar em pó para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pincele 4 formas de ir ao forno com manteiga. Distribua as cerejas pelas formas de forma igual. Derreta a manteiga e reserve até arrefecer. Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Junte a baunilha e o leite mexendo até incorporar todos os ingredientes. Deite a farinha aos poucos e bata até obter uma mistura homogénea. Adicione a manteiga e mexa. Cuidadosamente, divida a massa pelas 4 formas. Leve ao forno durante 15-20 minutos ou até a massa estar dourada.

clafoutis

Sirva morno, polvilhado com o açúcar em pó.

notas: esta receita não é muito doce. Caso se queira, a quantidade de açúcar pode ser ligeiramente aumentada, a gosto. Para fazer um prato grande, duplique a receita.

13 comentários:

  1. Abençoada Blogosfera!
    Esta delícia é para a Pipoka mas também podia ser para mim, note-se que eu não sou invejosa, simplesmente cerejas é a minha fruta preferida e esta é uma das minhas sobremesas de eleição :)
    Beijocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Ficaram maravilhosos e devem ser uma delícia!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Que lindos clafoutis. Aspecto linderrimo nesses ramequins.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Minha amiga,

    Tu sabes que não é fácil emudecer-me... conseguiste (e além disso a tal lágrima teima em aparecer ao canto do olho)...


    love you ;-)

    ResponderEliminar
  5. e pronto, tenho mesmo de experimentar fazer esta receita.. anda a inundar a blogosfera, e a minha mente também... (e a minha gula, principalmente)

    ResponderEliminar
  6. E assim se serve a amizade: cheia de doçura! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Tanta coisa, tanta coisa e afinal pela frente diz-se umas coisas e por trás dizem-se outras. Aposto que andas de braço dado com essa senhora só porque ela te paga uns copos he he Sim, porque nós sabemos que não se pode confiar nela ;)
    Dou graças por não viver na mesma cidade, senão era o cabo dos trabalhos :)
    Agora começo a ficar com medo de ser abandonada em Monsanto. Jesus Christ, deixa-me calar!
    Olha, cerejas calavam-me, isso é que era! Está fantástico o clafoutis :)

    ResponderEliminar
  8. Ai que se sente amor no ar e nesse clafoutis também!!! Tu e a Pipoka são umas queridas as duas!

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde,

    O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

    Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Petitchef.com.

    Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)

    Neste momento contamos com mais de 150 000 visitantes por dia e enviamos mais de 200 000 emails com o menu do dia, se adicionar o seu site / blog e colocar a nossa TAG no seu site poderá receber milhares de visitantes, esperamos a sua inscrição.

    Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


    Se já se encontra registado no Petitchef, agradecemos a sua participação e pedimos-lhe o favor de nos ajudar a divulgar este site pelos seus amigos.


    Atentamente,

    Octávio
    Ptitchef.com

    ResponderEliminar
  10. hum era o que queria ter feito patra a sobremesa ontem ams acabei por nao ter tempo.
    delicio-m a ver a tua
    boa semana
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Magnífica receita para aproveitar o resto das minhas cerejinhas! As fotos são de "comer e chorar por mais"! Adprei! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  12. Muito bom aspecto o seu clafoutis.
    Eu já fiz um com ameixas frescas, pode ver no meu blog. Também fica uma delicia.
    http://1guy1bimby.com/?p=133

    Ps: Parabéns pelo blog, muito bonito, adorei :D

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!