5.12.08

Farófias & Abraços

Pink

Nós em Portugal não somos de abraços. Somos mais... beijos. Facilmente oferecemos a nossa face para ser beijada (mesmo por alguém que não conhecemos bem) mas raramente abraçamos. Para mim, os abraços são uma espécie de energia vital que alimenta a felicidade (o que quer que isso seja). Alguém disse que não se pode embrulhar o amor dentro de uma caixa, mas pode embrulhar-se alguém num abraço. Já tiveram a vossa dose diária de abraços hoje?

Farófias

Sempre que penso em Farófias penso nas nuvens. Os franceses chamam~lhe ile flotante, mas para mim as farófias não flutuam, pairam. Estas "nuvens“ de merengue fofo e delicado combinadas com um molho de limão e uma pitada de canela, juntamente com um abraço, uma tonelada de pensamentos positivos e um monte de sorrisos são para a Barbara.

Farófias
Ligeiramente adaptado de Maria de Lourdes Modesto, Cozinha Tradicional Portuguesa

4-6 Pessoas

4 ovos grandes, separados
4 colheres sopa açucar
3 chávenas (750 ml) + 3 colheres sopa leite gordo
Casca de 1 limão, cortada em tiras grossas
1/2 chávena açucar amarelo
1 colher sopa amido milho (maizena)
1/4 colher chá canela moída
2 colheres sopa amêndoas fatiadas, tostadas

Coloque as 3 chávenas de leite e as tiras de casca de limão numa caçarola funda, em lume moderado. Deixe levantar fervura. Remova do lume e deixe em infusão 5 minutos. Retire as cascas, coe o leite e coloque de novo na caçarola. Bata as claras em castelo e adicione as 4 colheres de sopa de açucar, uma de cada vez e bata até se formarem picos altos.

Leve o leite de novo ao lume médio. Quando ferver, deite colheradas de merengue. (Para que a colher não agarre, passe-a repetidamente por água fria). Coza os merengues no leite, 2 minutos de cada lado. Retire cuidadosamente com uma escumadeira para um prato grande e reserve.

Quando todos os merengues estiverem cozidos, coe o leite que sobrou para uma frigideira de fundo grosso e misture o açucar amarelo. Verifique se algum leite ficou no fundo do prato onde se encontram os merengues. Numa tigela pequena, combine as 3 colheres de sopa de leite com o amido de milho. Deite um pouco do leite quente nesta mistura e coloque na frigideira, mexendo continuamente sobre lume fraco por 3 minutos ou até engrossar. Bata as gemas, deite um pouco da mistura quente e mexa tudo na frigideira. Leve ao lume mexendo sempre por 2-3 minutos (sem deixar ferver para não criar grumos).

Coloque os merengues numa travessa ou em 4-6 pratos individuais. Deixe o molho esfriar ligeiramente e deite sobre os merengues. Sirva morno ou bem gelado, polvilhando as farófias com canela e as amêndoas toastadas antes de servir.

Farófias