12.11.08

Outono Delicioso (ou uns Muffins de Abóbora)

Pumpkin Poppy Seed Muffins

Delicioso outono! O mais fundo da minha alma está unida a ele, e se eu fosse um pássaro voaria pela terra em busca de sucessivos outonos. A ideia de George Eliot vai ao encontro da minha vontade. O Outono é a minha estação do ano favorita. Eu, também, viajaria de bom grado pelo mundo na procura de um novo outono, especialmente naquelas paragens onde as folhas passam de amarelo a vermelho e têm todas as tonalidade de laranja... Onde as maçãs, os cogumelos, as pêras e a abóbora estivessem a entrar na estação. Um lugar onde o aipo, as clementinas e a butternut squash se encontrassem com facilidade. Com o Outono vem uma manta no sofá e uma chávena de chá acompanhada de um Muffin de Abóbora e Sementes de Papoila.

Pumpkin Poppy Seed Muffins

Muffins de Abóbora e Sementes de Papoila

12 unidades

1 chávena de abóbora ou butternut squash, em puré*
1/2 chávena + 2 colheres sopa (cerca de 150ml) natas
1 ovo grande
1 1/3 chávena (cerca de 175g) farinha com fermento
1/2 colher de chá fermento em pó
1/4 colher de chá bicarbonato de sódio
2/3 chávena (cerca de 150g) açucar
1/2 colher de chá canela
1/2 colher de chá gengibre em pó
1/2 colher de chá allspice
1/2 colher de chá noz moscada moída
3 colheres sopa manteiga sem sal, derretida
2 colheres sopa sementes de papoila
açucar em pó, para polvilhar (opcional)

Pré-aqueça o forno a 180°C. Bata o puré de abóbora com as natas e o ovo, numa tigela de tamanho médio. Peneire a farinha, o fermento em pó, o bicarbonate de sódio, o açucar e as especiarias para outra tigela. Adicione as sementes de papoila. Combine as duas misturas, a líquida na seca. Acrescente a manteiga derretida, batendo até obter uma massa homogénea. Deite a massa numa forma de silicone para muffins. Leve ao forno 25 minutos ou até os muffins crescerem e estarem dourados. Remova os muffins da forma e deixe arrefecer sobre uma grelha metálica. Polvilhe com açucar em pó para servir.

O puré cria uma óptima textura húmida nestes muffins com sabor a especiarias, no entanto, estes bolinhos não são bons para guardar e devem ser comidos no espaço de 2-3 dias.

* A abóbora ou butternut squash pode ser cozida em água ou ao vapor ou assada. Eu assei a minha e retirei a polpa com uma colher, depois de a colocar em metades cobertas por alumínio no forno por 45-55 minutos ou até estar mole e cozida.

Pumpkin Poppy Seed Muffins



"Muffin Monday" é o nome de um evento francês de muffins, organizado pela Dominique da Cuisine Plurielle. A edição #11 é dedicada ao Outono. Estes Muffins de Abóbora e Sementes de Papoila são a minha entrada para este simpático evento.