26.11.08

Chocolate & Cardamomo

Cardamom Chocolate Cake

A padaria abre ao fim de semana cá em casa. Normalmente pergunto à minha cara metade (aka O Provador) que bolo quer para a semana. Ele lá sugere um ou dois, dependendo se temos alguma fruta a gritar por ser usada ou se alguma receita lhe chamou a atenção. Na semana passada não tive que perguntar. Sabes que tens 5... CINCO! marcas diferentes de chocolate, mais duas metades, aqui no armário?? A chamada de atenção pretendia ilustrar o quanto o sr. Provador abomina a minha (muito) desarrumada despensa e os meus hábitos consumistas. Oh assim tantas? Não fazia ideia. (O papel de anjo assenta-me às mil maravilhas e a minha voz consegue ser mais que convincente quando encarno o papel...) Então o que achas de um bolo de chocolate? Acrescentei rapidamente. Claro! Tudo está bem quando acaba bem. Excepto que não me apetecia fazer um bolo de chocolate rico, cremoso e calórico. A minha vontade era atacar o armário das especiarias... As especiarias adoram chocolate. O cardamomo adora chocolate negro amargo! Lembrei-me que o livro da Sue Lawrence On Baking tinha uma receita com cardamomo e chocolate. Fiz algumas alterações para ir ao encontro do nosso gosto. Este é um bolo muito aromático. A quantidade de cardamomo pode ser reduzida se se desejar.

Bolo de Cardamomo e Chocolate
Ligeiramente inspirado em Sue Lawrence, On Baking

1 bolo rectangular (ou 12 bolinhos individuais)

125 grs manteiga sem sal, macia
1/2 chávena açucar amarelo, compactado
2 ovos grandes, batidos
100 grs chocolate negro (eu gosto do Lindt 70%), partido grosseiramente
2 chávenas farinha com fermento, peneirada
2 colheres sopa (30 ml) leite
3-4 vagens de cardamomo(ou mais, a gosto)

Pré-aqueça o forno a 180°C. Peneire a farinha para uma tigela. Esmage as vagens de cardamomo num almofariz. Use um passador de rede para juntar o cardamomo moído à farinha. Noutra tigela, bata a manteiga com o açucar, até a mistura estar fofa. Adicione os ovos, um pouco de cada vez, até estarem totalmente misturados. Deite a farinha e o leite e bata bem. Acrescente o chocolate aos pedaços e mexa até combinar. Deite numa forma rectangular untada e alise o topo com uma espátula. Leve ao forno por 40-45 minutos ou até um palito inserido no meio do bolo sair limpo. Deixe na forma por 15 minutos para arrefecer e transfira para uma grelha metálica.

O bolo pode ser polvilhado com açucar em pó ou cacau de boa qualidade. Sirva com natas batidas ou lemon curd.

Cardamom Chocolate Cake

Envio este bolo para a Lorraine do Not Quite Nigella para The Ultimate Chocolate Cake Challenge! Não sei se este é o meu melhor bolo de chocolate, mas foi um sucesso com uma chávena de chá.