14.11.08

5 livros + 10 imagens

5 favourite cookbooks

Os livros são almas residentes cá em casa e povoam os espaço como se de verdadeiros seres pensantes se tratasse. Espalham-se pelas paredes, acumulam-se no chão, ficam esquecidos nas mesas. As minhas pilhas são desordenadas, em equilíbrio periclitante, sempre em vias de desmoronar, enquanto as do Provador são arrumadas, sempre estáveis e por vezes temáticas... Oferecemo-nos livros e contamos a história das nossas existências a partir deles. Esquecemo-nos propositadamente de uns e recusamos esconder outros, celebramos os livros e não vivemos sem eles.

O Marcel Gussoni do Sabor Sonoro e a Dani Oliveira da Cozinha Travessa desafiaram-me para escolher 3 dos meus livros favoritos. Como a minha cabeça é como as minhas pilhas de livros, em desalinho e com falta de uma 'geral' permanente, fiquei com a ideia de que eram 5 livros... Enfim. Aqui ficam 3 escolhas possíveis, de ontem, publicadas hoje com a certeza de que amanhã seriam certamente diferentes.

A Platter of Figs

A minha última paixão chama-se David Tanis. Eu tenho esta mania de desenvolver paixões assolapadas por homens que não conheço... A coisa não é patológica porque a terapia passa por cozinhar as receitas deles e seguir em frente. Este A Platter of Figs & Other Recipes é um livro delicioso, de uma singeleza arrebatadora. Aconselho vivamente.

O meu livro favorito do Jamie Oliver tem de ser o Jamie's Italy. Fica aqui o novo Jamie's Ministry of Food, sobretudo pelo conceito e pela campanha na divulgação da ideia. Cozinhar é/pode ser um prazer, numa sociedade que deixou de o fazer e, pior que isso, de o saber fazer.

E last but not least, o livrinho do Nigel Slater, Real Fast Food, a que recorro em busca de combinações de ingredientes e que se lê (não tem fotos) como se de literatura se tratasse.

Passo a palavra, porque tenho curiosidade de saber que livros escolhem:
a Mariana do Caos na Cozinha
a Ana Elisa de La Cucinetta
a minha amiga Marizé nos seus Tachos de Ensaio
a Laranjinha dos Cinco Quartos de Laranja
e a Dona Pipoka, timoneira das Three Fat Ladies!

Não resisto a apontar "fora de competição" o delicioso livro da Tessa Kiros sobre a comida portuguesa. Piripiri starfish é um livro que faz sonhar. Quando eu escrever livros, quero ser como esta senhora!

Tessa Kiros' Piripiri Starfish

Há muito, muito tempo, a Sylvia do La vida en Buenos Aires y afines convidou-me a partilhar 10 imagens deste blog. Com atraso e a escolha de outros dias, aqui ficam.

10 photos

10 comentários:

  1. Suas fotos sao tao lindas e delicadas , que acho que terias que ter postado mais, nao canso de admirar.Eu acho que em cada foto , colocamos um pouco da nossa personalidade também.Também sou uma compradora e leitora compulsiva. Meus livros sao uma das coisas das que mais ciumes tenho
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Amiga este teu post é mais util para a minha "prospecção e mercado" o que uma visita à Books for coocks!

    Desafio aceite!

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Suzana, tambem estou encantada com o livro do Tanis. Folheio, folheio, volto a folhear...

    Essa sequencia de dez imagens esta linda, hipnotizante e salivante!

    um beijo,

    ResponderEliminar
  4. Sabe, sou uma grande compradora de livros mas não de livros de culinária ou gastronomia.

    Sou super 'crica' (crítica) e em geral os acho muito bonitos mas repetitivos e pouco originais (como falei, eu sou uma nega difícil).

    Mas este 'Piripiri' da Tessa Kiros está me deixando com vontade. Eu estava louca para achar um livro moderninho, 'globalizado', dedicado a cozinha portuguesa. Tenho um outro livro dela (Apples for Jam) e gosto do estilo dela também.

    Os livros de cozinha portuguesa que eu tenho foram herdados da mãe que por sua vez os herdou da sogra e são prá lá de velhos, tipo receita de bolos feitos com banha de porco, sabe como é?

    Acho que este livro deve ser bem interessante. Estou quase comprando...

    C.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelo desafio.

    Adorei o teu post e as fotos, como sempre, estão maravilhosas.

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  6. Essa da "timoneira" quase me fez desistir de responder ao desafio... sei lá fez-me lembrar 2 figuras com as quais não simpatizo particularmente (ou melhor, nada). Mas como somos amigas...estás perdoada ;-)

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Desde a nossa conversa anotei o Piri piri.Se me sobrar um dinheirinho no mes que vem vou compra-lo. Conheco o do Nigel Slater e o acho muito bom. O da DH tambem conheco. Agora o David Tanis nao. Vou anotar entao.bjs

    ResponderEliminar
  8. Oi, estou adorando seu blog,,,
    tenho 17 anos e estou procurando um curso de culinária p fazer... p começar...
    vc tem uma dica? por onde começar?

    ResponderEliminar
  9. Suzana, obrigada pelo desafio! Demorou mas já foi respondido! :)

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  10. Este blog deixou-me surpreendida pela qualidade das fotos, da informação e das fantasticas receitas. Está entre os meus eleitos.
    Docestemperos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!