30.10.08

Cream Tea para dois

London

Londres. Casa longe de casa. Talvez seja porque já lá estive mais vezes do que me lembro ou porque foi realmente casa por uns tempos ou porque foi a minha primeira viagem para fora do país sozinha, Londres é-me muito querida e familiar. A primeira vez que aterrei em terras de sua majestade, há meia vida atrás, foi uma aventura (conto qualquer dia!), a última aconteceu apenas há 4 meses quando numa viagem relâmpago fui a Londres para as semifinais de Wimbledon com a minha amiga N. - a minha parceira das jornadas tenísticas - e passei um par de dias com ela e a sua adorável família.

Eu e a N. tornámo-nos amigas há uma eternidade e já estivemos juntas em Wimbledon um zilião de vezes. Anos atrás, tomei o meu primeiro Cream Tea no Pergola Cafe quando a chuva interrompeu os encontros (o que em Wimbledon acontece... o tempo todo!). Desde sempre quando penso em Wimbly, não são morangos com natas ou Pimm's (tradicionais nos campeonatos) que me vêm à ideia mas - já adivinharam - Cream Tea. O Pergola foi mudado de sítio por causa das obras há dois anos. A N. e eu detestámos as cadeiras de metal e o open-space lounge, o chá servido em copos de papel e a falta de alma em geral do novo espaço. Este ano, o Pergola tinha voltado ao seu estado original e eu tomei o meu cream tea no jardim interior com cadeirões de madeira, numa chávena de porcelana. Até a chuva parou e o sol apareceu, para que o "quadro" pudesse ficar completo. Oh perfeição!

O Provador e me estamos de partida para um fim de semana prolongado em Londres. Guarda-chuva, bilhetes para a exposição do Rothko na Tate e a previsão de chuva. Estamos prontos para seguir.

Cream Tea

Scones
Adaptado de Bill Granger, Bill's Food

Faz 8

1 colher sopa açucar em pó
310 grs (2 1/2 chávenas) farinha trigo
1 1/2 colher chá fermento em pó
pitada de sal
250 ml (1 chávena) leite
30 grs manteiga, derretida

Aqueça o forno a 220ºC/Gás7. Peneire o açucar, a farinha, o fermento em pó e o sal numa tigela. Adicione o leite e a manteiga e mexa até combinar os ingredientes. Amasse ligeiramente até a massa estar macia e coloque numa superfície enfarinhada.

Use um copo para cortar rodelas de 5 cm de diâmetro e 3 cm de espessura. Coloque num tabuleiro untado (ou sobre um tapete de silicone). Junte as sobras, amasse rapidamente de novo e corte mais rodelas de massa. (Pincelei com gema de ovo batido) Leve ao forno por 8 a 10 minutos, até estarem crescidos e dourados.

Cream Tea é originalmente servido com clotted cream, que não temos em Portugal. Servi os meus com manteiga e Blood Orange Marmalade da Duchy's, que a N. meteu na minha mala já no aeroporto quando eu estava de volta. A Duchy Originals é uma marca de que gosto muito, com uma filosofia de sustentabilidade e ajuda absolutamente fantásticas. E os doces são deliciosos!

Cream Tea